VPJ Pecuária investe em genética para máxima qualidade de carne

0
791

vpjTanto é que a propriedade pertencente ao empresário Valdomiro Poliselli Júnior, sediada em Mococa (SP), vem apostando forte no Aberdeen Angus dos Estados Unidos, referência mundial quando o assunto é sabor, maciez e suculência de carne bovina. Antenado nas tendências mundiais, nasceu nessa fazenda o primeiro filho de Connealy Consensus 7229 no Brasil, considerado o touro mais badalado do mundo.

Este reprodutor é nada menos que líder para registro nos EUA no último ano fiscal. Para se ter ideia, sozinho ele foi responsável por 6.818 registros, maior que o número total de machos registrados no Brasil por ano. Dois motivos o elevaram a esse patamar.

O primeiro é que Consensus foi criado na Connealy Angus, hoje o mais respeitado criatório norte-americano, e o segundo motivo são os resultados que apresentou nas provas genômicas. Ao mesmo tempo, ele é top 2% $W (índice econômico de Desmama), top 4% em Marmoreio, top 4% $QG (índice econômico de qualidade de carcaça) e top 25% $Beef (índice econômico para Valor Total da Carne).

A julgar pelos poucos índices listados é possível identificar que os Estados Unidos estão muito à frente do Brasil na seleção bovina, com índices econômicos muito bem ponderados e provas genômicas, que unem Deps e Marcadores Moleculares, além de considerar ainda a estimativa do valor em dólares no mercado local de carne bovina. Além de Connealy Consensus, a seleção VPJ conta com outros reprodutores de última geração, Ten X, Syd Gen CC & 7, Hoover Dan, Harverstor e International 2020 genética que brevemente estará disponível no mercado.

17º Leilão VPJ Angus

Em Mococa (SP), na Fazenda Cardinal (VPJ Pecuária), o empresário Valdomiro Poliselli Júnior conduz um trabalho vanguardista, propondo um novo olhar sobre a qualidade de carne no Brasil. O empresário criou uma fórmula que reúne em uma Prova de Performance Pós-Desmama (PPD) avaliações ponderais e de carcaça otimizadas pelos marcadores moleculares, um escaneamento completo dos animais pelo DNA. E a ‘nata’ desta iniciativa pioneira estará disponível no dia 23 de agosto, às 14 horas (horário de Brasília), no 17º Leilão VPJ Angus, com transmissão ao vivopelo Canal Rural e o site www.mfrural.com.br.

Serão ofertados 6 touros classificados para central, 65 touros para cruzamento, 6 fêmeas de elite e 34 fêmeas para rebanho. Todos os animais são de linhagens americanas e foram criteriosamente avaliados e selecionados para adaptação ao clima tropical, ganho de peso e, principalmente, qualidade de carcaça e marmoreio na carne.

Dólar em alta beneficia genética nacional

Enquanto vários setores da economia estão receosos com a valorização da moeda americana frente ao Real, o momento é oportuno para fazendas como a VPJ Pecuária, que construiu um patrimônio genético da raça Aberdeen Angus em sintonia com os melhores criatórios norte-americanos. “Num cenário como este, fica praticamente inviável comprar genética em outros países. Para driblar tais custos, os criadores estão investindo aqui mesmo, reconhecendo o trabalho nacional feito em cima da genética. Houve um aumento significado na demanda por nossos produtos e reflexos deste panorama são esperados em nosso leilão, no dia 23 de agosto”, observa Poliselli Júnior.

SAIBA MAIS:

www.vpjpecuaria.com.br