(VÍDEO)Mauro Nazif cobra presidente da Funai e propõe comissão parlamentar para averiguar invasões à aldeias indígenas em RO

0
456
Deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO)

BRASILIA-O deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) está atento às questões indígenas de Rondônia. Discursando na tarde desta quinta-feira, ele cobrou ao presidente da Funai, Franklimberg de Freitas-que sobrevoou no dia 30 de janeiro as Terras Indígenas Uru-Eu-Wau-Wau e Karipuna, em Rondônia, para averiguar denúncias de que posseiros e madeireiros estejam invadindo a área e ameaçando os indígenas-para que cumpra com o que prometeu. Franklimberg prometeu enviar para a região a Forças Nacional para proteger os índios Uru-Eu-Wau-Wau “e até o exato momento não foi ninguém”, disse Nazif.

Franklimberg havia garantido que, junto ao governador Coronel Marcos Rocha, traçar uma política para se contrapor a essas invasões e ameaças de invasões que estão ocorrendo. “Se o pessoal está pensando que porque mudou o presidente pode invadir as terras indígenas, estão muito enganados, porque estamos montando, no âmbito do Estado de Rondônia, particularmente, algumas operações com os órgãos de segurança pública para coibir esse tipo de atitude. Na reunião que tivemos com o governador, o superintendente da Polícia Federal já informou que eles farão uma operação em breve”, disse o presidente da Funai.

Na ocasião da visita do presidente da Funai, a líder indígena Val Karitiana denunciou que ameaças aos povos indígenas da região prejudicam também o serviço básico às aldeias, que não têm recebido a visita das equipes de saúde. “Os Uru-Eu-Wau-Wau estão sendo impedidos de saírem de suas terras, e isso está impedindo a equipe de saúde indígena de entrar na área. Meu povo está sendo ameaçado de ser expulso de seu território, e nossos parentes Karipuna estão recebendo ameaças de morte contra lideranças e crianças. A gente pede uma solução imediata. Nós não somos contra o desenvolvimento do estado, nem do país. De forma alguma os povos indígenas querem agir com violência. Nós queremos diálogo, tanto com o governo estadual como com o federal”, afirmou.

Mauro Nazif vai compor uma comissão parlamentar para ir a Rondônia averiguar a situação atual dos indígenas ameaçados por grileiros. Vejam discurso do parlamentar:

Fonte: Mais RO

 

 

 

Facebook Comments