VICE-PREFEITO DE ESPIGÃO LEVA A TEMER PROPOSTA QUE PODE DIZIMAR TRIBO CINTA LARGA: DIAMANTE

0
2475
Waltinho, entre Raupp e Marinha: Temer tem que liberar o garimpo de diamantes

o
 vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), juntamente com o vice-prefeito de Espigão do Oeste Waltinho Lara, o senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp, levaram ao presidente Michel Temer no Palácio do Planalto proposta de legalizar a exploração de diamantes e madeira na reserva indígena Cinta Larga. É mais um retrocesso que poderá levar à dizimação dos Cintas Largas, haja vista o que ocorreu com os Suruí na década de 70.

O vice-prefeito Waltinho Lara, apresentou a questão e cobrou do Palácio do Planalto, uma solução para o problema que assola a região há tempos. Waltinho pediu que não se permita que os diamantes e a madeira, da reserva sejam retirados sem o devido controle do Estado, o que irá gerar riquezas e divisas para Espigão do Oeste e automaticamente para o Brasil e para Rondônia.

“O povo Cinta-larga continua a viver na miséria, e nossa floresta e riquezas minerais estão desaparecendo, essa situação precisa ter uma solução com um final feliz, Espigão do Oeste merece isso”, enfatizou Waltinho.

O Ministério Público Federal em Rondônia, através do procurador geral da República, Reginaldo Trindade  já tem uma posição sobre o assunto. É contra a liberação do garimpo de diamantes na reserva Cinta Larga. Se proibida, a exploração de diamantes já acontece à luz do dia, imagina se liberar. Vai ser um Deus nos acuda. Os primeiros a desaparecer serão os índios cinta larga.

 

 Fonte: Mais Rondônia com informações do Portal Espigão