Velório de Thiago Afonso está sendo na Funerária São Cristovão; amigos lamentam

0
949

PORTO VELHO-Familiares e amigos do jovem agente penitenciário Jorge Thiago Aguiar Afonso, 27, estão velando o corpo dele na funerária São Cristóvão, na Av. Jorge Teixeira, em Porto Velho. Consternados, familiares tentam enter o gesto extremo. Já os amigos lamentam a perda de uma pessoa querida por todos. “A família Agepen está de luto. Perdemos um grande amigo e irmão de farda. Sua lembrança, de uma pessoa querida, vai permanecer em nossas memórias. Vá em paz Tiago, nosso querido Titi”, postou Miriam Moret, que trabalhava com Thiago no sistema penitenciário.

Thiago deixou dois filhos. Na foto o último Natal juntos

Pessoas que passaram pelo mesmo problema, postaram com dor: “Uma dor muito grande pra uma mãe. Dor do suicídio de um filho, não desejo a mãe nenhuma passar por isso. Deus conforte essa mãe. Porque só quem passou conhece essa dor. Meu coração chora por essa mãe. Sei o que passei e passo. Não desejo pra meu pior inimigo”, comentou Vânia Souza. “Depressão é uma doença silenciosa. As vezes muito difícil de ser notada. Muito traiçoeira. Familiares não devem se culpar nem serem culpados. Muito difícil defender uma pessoa dela mesma”, acrescentou Vânia Souza em outro comentário.

 

A psicóloga Jessica Pires abordou o aumento do índice de suicídios na segurança pública. “Existem muitos casos de tentativa de suicídio nas instituições militares. E o índice é cada vez maior. Você já parou para pensar por quê? As causas podem ser muitas: depressão é uma delas, mas existem outros fatores que devem ser analisados. Você já parou para pensar no quanto um profissional da segurança pública se cobra? O quanto ele é cobrado dentro da instituição? O quanto ele se sente cobrado pela sociedade? Na verdade, existe uma sensação de que este profissional não pode errar, que sua falha pode causar a morte de um civil, de um colega ou a sua própria”, disse a psicóloga. “A frase que mais tenho repetido nos últimos tempos é: SE VOCÊ NÃO FALAR, A DOR NÃO VAI EMBORA. Então, meus caros profissionais da segurança pública: policiais, bombeiros, agentes penitenciários (aqui incluo todos… os civis e militares) procurem ajuda profissional! Se você tem se sentido muito irritado: PROCURE AJUDA. Se você anda muito sensível/emotivo: PROCURE AJUDA. Se você não tem mais paciência para sua família e questões do quotidiano: PROCURE AJUDA. Se você não consegue mais produzir no trabalho: PROCURE AJUDA. Se você não sente mais motivação no que faz: PROCURE AJUDA. E principalmente, se você pensa ou já pensou que sua vida perdeu a razão e que talvez a melhor saída seja o suicídio: PROCURE AJUDA IMEDIATAMENTE! Você não está sozinho! Existem pessoas qualificadas para te ouvir, te estender a mão, te entender, e ajudar a enxergar as coisas de outra maneira. 

Fonte: Mais RO