Superintendente destaca avanços na saúde e agradece o apoio dos Secretários de Rondônia

0
322
Sid Orleans, Superintendente do MS em Rondônia

Superintendente destaca avanços na saúde e agradece o apoio dos Secretários de Rondônia

O Superintendente Estadual do Ministério da Saúde na manhã de hoje, na Comissão Intergestora Bipartite-CIB e na presença dos 52 Secretários Municipais de Saúde, agradeceu pelo resultado obtido no avanço dos instrumentos de planejamento SUS e pelo uso dos recursos federais destinados à saúde ao longo dos anos de 2017 a 2023.
Segundo Sid, logo na sua entrada na Superintendência, foi encontrado mais de 45 milhões de reais de recursos federais para a saúde, depositados em contas até o ano de 2017, sem utilização pelo Estado e municípios.

“A nossa primeira atitude foi ordenar um levantamento detalhado aqui no Ministério. Após passamos a assessorar diariamente todos os secretários de saúde para a utilização do recurso”, explica Orleans.

De acordo com o Superintendente, poucos estados conseguiram os mesmos resultados de Rondônia, já que mais de 91% dos recursos depositados até o ano de 2017 foram utilizados trazendo, com certeza, mais benefícios e qualidade de vida para toda a população de Rondônia e evitando que estes recursos fossem devolvidos para os cofres da União.

Sid também frisou o aumento dos investimentos do Governo do Presidente Lula e da Ministra Nísia, já que em 2023 foram depositados, quando comparado à 2022, mais de 152 milhões de reais para a Saúde de Rondônia, totalizando mais de 1 bilhão de reais de investimentos do Governo Federal.

Ao final da apresentação o Superintendente frisou a necessidade de avançar na APS do Futuro, multiplicando a quantidade de médicos nas unidades básicas de saúde de todo o Estado e, para isto, pediu o apoio do Secretário Estadual de Saúde, Jefferson Ribeiro, bem como dos secretários municipais de saúde presentes.