É a BR-425 tomada pelas águas. Foto: facebook-Ronnie Von Barros.
É a BR-425 tomada pelas águas. Foto: facebook-Ronnie Von Barros.
É a BR-425 tomada pelas águas. Foto: facebook-Ronnie Von Barros.

Não se vê mais asfalto. Carros estão sendo arrastados pelas águas. A Br-425 que liga Porto Velho a Guajará-Mirim e Nova Mamoré está completamente tomada pelas águas. A situação é de risco total. Guajará se isola do resto do País e o que era ruim só tende a piorar. Em pouco tempo haverá desabastecimento. Vai começar a faltar água potável, comida, gasolina. O desabastecimento atingirá Guayaramerin, na Bolívia, que já vem sofrendo com as fortes chuvas há uma semana.

 

GOVERNO ATENTO

O governo acompanha, por intermédio da Secretaria de Estado Regional de Guajará- Mirim, as discussões iniciadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil local para elaboração de um plano de emergência de assistência a moradores das áreas de risco da bacia dos rios Mamoré-Guaporé.

O nível dos dois tributários do rio Beni, na fronteira com a Bolívia, se aproxima  da marca da grande cheia de 2008, quando centenas de desabrigados tiveram que ser retirados de suas casas para serem alojados em local seguro.

A secretária regional do governo de Rondônia, Susana Cury, participou da reunião da Coordenadoria da Defesa Civil com as entidades de apoio, quinta-feira última na prefeitura, onde o coordenador Pedro de Oliveira explicou que ainda não há registro de desabrigados, mas que é preciso atuar de forma preventiva e traçar um plano de emergência que torne possível prestar todo tipo de assistência e providenciar alojamentos que possam abrigar pessoas com segurança.  “Temos que nos antecipar aos fatos”, disse Oliveira.

Além das áreas ribeirinhas, há bairros de Guajará-Mirim como a Praça dos Pioneiros e a maior parte do bairro Cristo Rei que também sofrem isco de alagação, se o nível da bacia do Mamoré-Guaporé continuar subindo. Segunda-feira (10), a marca superou os 10 metros.

A Coordenadoria anunciou ainda, para março deste ano em Guajará-Mirim, a realização da Conferência Municipal de Defesa Civil, evento que antecede às etapas estadual e nacional de 2014.

Facebook Comments