SINTRADER e CUT cobram das Auto Escolas o início imediato das negociações salariais

0
824

Após mais de três meses da entrega da pauta de reivindicação pelo Sindicato dos Trabalhadores e Instrutores (SINTRADER) ao Sindicato patronal das Auto Escolas (SINDAR), ocorrida no ultimo dia de 23 de maio, ainda não houve uma única rodada de negociação. Diante desta situação o SINTRADER e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) enviaram oficio nesta segunda feira (21) solicitando o início das negociações até o dia 31 de agosto. Caso o SINDAR continue se recusando a negociar, a partir desta data as entidades irão requerer uma mediação do Ministério Público do Trabalho.

Esta decisão do SINTRADER e da CUT foi em resposta ao oficio 042/2017/SINDAR/RO, do dia 07/08/2017, no qual as Auto Escolas pediram um prazo de mais de 30 dias para iniciar as negociações, sugerindo a primeira reunião somente para 13 de setembro próximo. No mesmo oficio o SINDAR, questionou a representação sindical do SINTRADER em relação aos funcionários de empresas despachantes, diante da existência do Sindicato dos Despachantes (CRDD/RO). Entretanto o CRDD/RO é um sindicato patronal que representa os donos de empresas despachantes; portanto, não haverá qualquer conflito de representação.

A categoria dos Instrutores e Trabalhadores de auto escolas está em processo de reorganização, tanto em relação ao sindicato SINTRADER, quanto sobre a negociação de uma convenção coletiva. A expectativa é a de que o SINTRADER e o SINDAR consigam negociar uma proposta de convenção coletiva que regulamente os direitos básicos da categoria, que possa ser aprovado em uma assembleia geral dos trabalhadores. Será necessário uma disposição para o dialogo, para se evitar uma eventual greve ou Dissidio Coletivo na Justiça do Trabalho.

Fonte: SINTRADER