Senador Valdir Raupp é eleito coordenador da Frente Parlamentar Brasil/China/Peru em defesa da ferrovia bioceânica

0
552

raupppppppppuuBrasília, 20/08/15) O senador Valdir Raupp(PMDB-RO) foi eleito um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista Brasil/China/Peru, criada nesta quinta-feira, dia 20, em Brasília com o objetivo de defender a construção da Ferrovia bioceânica, recentemente, incluída no Programa de Investimentos e Logística do Governo Federal.
Além do senador Raupp foram eleitos dois coordenadores cada um dos 3 estados fundadores da Frente Mista: Rondônia, Mato Grosso e Acre. O Senador Acir Gurgazc também será um dos coordenadores, em Rondônia. O senador Valdir Raupp, ainda, será o secretário-executivo da Frente, juntamente com o deputado federal Fábio Guerra(PSB-MT).
O senador Raupp disse que sempre acreditou na construção da ferrovia bioceanica, que terá uma extensão de 3.500 KM, somente no território bra¬sileiro, e em Rondônia, a extensão será de 760 KM, no trecho Porto Ve¬lho/Vilhena.

A ferrovia é uma rota alternativa de escoar a produção para os países asiáticos sem precisar passar pelo ca¬nal do Panamá., disse o senador, após a reunião com os demais membros da recém-criada Frente Parlamentar Mista.

O senador Raupp lembrou que o estado de Rondônia foi inclu¬ído no sistema ferroviário nacional devido a sua ação política e da deputada federal Marinha Raupp, durante a apreciação e votação da Medida Provisória 427/08, no Con¬gresso Nacional.

Na Câmara Federal, a deputa¬da federal Marinha Raupp pe¬diu e o deputado federal Jaime Martins(MG) – relator da MP 427, incluiu Vilhena e Porto Velho, nos trechos da ligação ferroviária da bioceânica, ressaltou Raupp.

No Senado Federal, “fui o relator-revisor do projeto da ferrovia, quando também assegurei os municípios de Vilhena e Porto Velho, no sistema ferrovi¬ário”, afirmou o senador.

Participaram da reunião de criação da Frente Parlamentar os senadores Valdir Raupp (que representou a deputada federal Marinha Raupp) e Acir Gurgazc(RO); senador Tião Viana e o deputado César Messias(AC); o senador Wellington Fagundes e o deputado Fábio Guerra(MT), além de Wang Jianxun, diretor da CEIEC, uma empresa estatal chinesa interessada em investir no Brasil.