Selo comemorativo de 150 anos de Rondon é lançado em shopping

0
791

seloFoi lançado hoje, no Porto Velho Shopping o selo comemorativo de  150º aniversário de nascimento do marechal Rondon e os 100 anos da conclusão dos trabalhos da Comissão Rondon.
Com uma reprodução do ambiente da floresta, e até a personagem em carne e osso, e dourado, o visitante poderá conhecer um pouco da história desse Herói brasileiro.
palitosNa abertura, uma breve palestra do historiador Aleks Palitot que maravilhou e emocionou a todos. O governador Confúcio Moura fez questão de estar presente no evento.

O curador da mostra é o professor e historiador Aleks Palitot, um estudioso das jornadas de Rondon. Ele disse que a exposição será uma forma de não deixar a data passar sem o devido registro e, ao mesmo tempo, difundir a relação do militar com Rondônia e promover a região.

canoarondon“Rondon foi fundamental para que esta parte do Brasil se tornasse conhecida, uma vez que até sua passagem por aqui era tido como ‘terra desconhecida’, afirmou Palitot.

Para o general Ricardo Augusto Ferreira da Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, a iniciativa tem todo apoio do Exército. “Estas homenagens fazem justiça ao militar que deixou sua marca na região”, disse. Ele também está envolvido na tarefa de concretizar outro projeto, o Memorial Rondon. Já o superintendente do Porto Velho Shopping, André Kaehler, disse que o espaço está aberto para contribuir para que a história de Rondônia seja difundida.

SEXTILHA

Marechal Rondon completa 150 anos de nascimento. Foto: Divulgação/Correios
Marechal Rondon completa 150 anos de nascimento. Foto: Divulgação/Correios

O diretor regional dos Correios, Sérgio Simão de Araújo, explicou que serão emitidos 300 mil selos no formato de sextilha, que são seis selos que compõem uma imagem. Para os colecionadores, este é um atrativo a mais, pois não são comuns na filatelia.

O lançamento do selo aconteceu além de Porto Velho, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Cuiabá, Santo Antônio do Leverger (MT) e Marechal Cândido Rondon (PR).

 Fotos: Facebook Emerson Castro- Carlos Levy