Rodrigo Lima faz abertura do Festcineamazônia nesta terça no Teatro do Sesc Esplanada

0
567
Já virou tradição. A cada ano o Festicineamazônia homenageia uma personagem emblemática do cinema nacional. A honraria da edição 2015 cabe à atriz Marcélia Cartaxo. A homenagem a ela será na abertura do festival

Festcineamazônia - Inapari - Foto Talita Oliveira

Começa amanhã, 06 de outubro, a edição 2015 do Festcineamazônia, festival de cinema que há 13 anos insere Rondônia no mapa dos festivais brasileiros voltados ao audiovisual, levando sempre as questões ambientais como foco principal. Serão cinco dias de programação com filmes convidados, homenagens, além de 35 filmes exibidos na mostra competitiva e do encerramento com show de Luiz Melodia. A abertura será no Teatro do Sesc Esplanada, a partir das 20h com o ator, cantor e compositor Rodrigo Lima como mestre de cerimônia.

A noite começará com a exibição da animação “Na Boca do Mapinguari”, com ilustração de Áriston Silva de Oliveira e Gaspar Knyppel. Segundo Knyppel, o filme trata-se de uma crítica sobre como o ser humano está tratando a natureza na visão do Mapinguari. Ao ver a forma que o homem tem degradado o meio ambiente, o protetor da floresta o engole. Dentro da criatura, o agressor da natureza tem a oportunidade de refletir perceber o mal que está causando cotidianamente.

Logo depois, é a vez do mestre de cerimônia, Rodrigo Lima subir ao palco. Atualmente no elenco da novela “Gaby Estrella”, do canal Gloob, faz parte da banda de Ithamara Koorax (notadamente uma das maiores cantoras de jazz do mundo). No teatro, também atuou nos espetáculos Samba Futebol Clube”, de Gustavo Gasparani (28 indicações aos prêmios Shell, Cesgranrio, APTR e Reverência); “Maria Borralheira” – direção de Rubens Lima Jr (indicação na categoria ator no prêmio Maria Clara Machado). No cinema, atuou nos filmes: “Noel – Poeta da Vila”, de Ricardo Van Steen; “Cavalhadas de Pirenópolis”, de Adolfo Lachstermacher e “O Casamento de Mario e Fia” de Paulo Halm.

Já virou tradição. A cada ano o Festicineamazônia homenageia uma personagem emblemática do cinema nacional. A honraria da edição 2015 cabe à atriz Marcélia Cartaxo. A homenagem a ela será na abertura do festival

No dia 06 também será o dia a primeira homenagem desta edição do festival, à atriz Marcélia Cartaxo. Na carreira da artista já são mais de 20 filmes e outra dezena de participações em produções televisivas, Marcélia foi premiada recentemente como melhor atriz no Festival de Brasília pelo filme ‘Big Jato’, de Cláudio Assis. Com uma dos suas personagens, Macabéa, no filme ‘A Hora da Estrela’, Marcélia ganhou vários prêmios, inclusive o ‘Urso de Prata’ em Berlim.

Filme convidado

Um dos filmes estrelados por Marcélia Cartaxo é exatamente o filme convidado, “A História da Eternidade”. O longa-metragem pernambucano foi produzido no ano passado e possui roteiro e direção de Camilo Cavalcante e produção da Aurora Cinema e República Pureza, o longa é o filme convidado da edição 2015 do Festcineamazônia.

O filme narra a história de três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores em um pequeno vilarejo no sertão. Alfonsina tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência está na faixa dos 40. Das Dores, já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento. Personagens de um mundo romanesco, com as concepções da vida limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista.

O diretor de a “História da Eternidade” é Camilo Cavalcante, também atua como produtor, roteirista desde 1995. Já realizou catorze curtas–metragens em diferentes formatos do VHS ao Digital. Passando pelo 16mm e 35 mm. Entre eles: “Leviatã; O Velho, O Mar E O Lago”; “A História da Humanidade”; “Rapsódia Para Um Homem Comum”; “O Presidente Dos Estados Unidos”; “Ave Maria Ou Mãe dos Sertões e My Way”. Somam-se obras, acumulam-se prêmios: já são mais de 120 no total em 20 anos de carreira.

Cinema no Circo

Paralelamente à programação no Teatro Sesc Esplanada, também acontece Cinema no Circo, projeto que já virou tradição do festival e se tornou uma das opções mais aguardadas pelos moradores de bairros mais afastados de Porto Velho. O motivo é simples. Além da exibição de filmes, há sempre uma apresentação circense, com palhaços de vários pontos do Brasil e da América do Sul a cada ano encantando o público. Na edição 2015, o espetáculo ficará a cargo da dupla peruana Figurita e Farolito.

O Circo Garcez foi montado num campo de futebol de várzea conhecido como Jatuarana, no bairro do Eldorado. Como o público costuma, nesse momento, ser composto primordialmente por crianças com os pais, a programação dos filmes é mais leve, com muitos filmes de animação. A sessão começa a partir das 20h, no Bairro Eldorado, no Circo Cortez, no campo da Jatuarana. A entrada é grátis.