REPIQUE PROVOCA SUBIDA DO MADEIRA ATÉ DIA 30

NIVEL

Os repiques provocados pelas chuvas concentradas na bacia do rio Beni continuam a aumentar o nível do rio Madeira. Hoje (23), a conta do rio é de 16 metros e 32 centímetros. A perspectiva é que continue subindo o nível do rio até segunda-feira (26). Depois começa a descer, mas um novo repique deverá acontecer até o dia 30 de maio. A partir de junho, a perspectiva é de não chover na primeira quinzena.

“Sem chuvas na bacia do rio Beni, chegaremos a uma situação de normalidade, pois, o rio vai baixar de 10 a 12 centímetros por dia”, ressalta a coordenadora Operacional do Centro Regional de Porto Velho, Ana Strava. Segundo ela, a máxima do rio Madeira, nesta enchente histórica, chegou a 19 metros e 72 centímetros.

De acordo com Strava, o repique, que deverá acontecer até o dia 30, é fruto de chuvas que caíram nos últimos cinco dias. “Essas chuvas terão reflexo ainda na elevação do rio Madeira”, ressalta. A precipitação é monitorada pelo Sipam pelos satélites meteorológicos GOES, NOAA e ainda pelo TRMM, da Nasa.

As informações constam no Informe Técnico, elaborado pelo CR/Porto Velho, encaminhado periodicamente para as Defesas Civis de Porto Velho, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e Governo do Estado.

fONTE: ANA/CPRM/SIPAM

Facebook Comments