REDES SOCIAIS DÃO O TOM DO SEGUNDO TURNO EM PORTO VELHO

0
615

 PORTO VELHO- O estado de Rondônia tem  mais de 100 sites de notícias e blogs e deve entrar no livro dos records, o Guiness Book. Só em Porto Velho tem mais da metade deste número grandioso. Por isso, o ativismo nas redes sociais ganha importância neste segundo turno, podendo ser determinante. Os dois candidatos a prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (PTB) e Hildon Chaves (PSDB) sabem da importância da web e investem pesado em divulgação de propaganda que é permitida por lei. Além de divulgar propostas, as redes sociais também são responsáveis pela maioria das dores de cabeça dos candidatos. Boatos, memes e mentiras são difundidas com facilidade. Nem sempre há direito de resposta, o que torna a internet um campo de batalha perigoso.

O que se posta na internet tem reação imediata dependendo do conteúdo e de quem escreve. A maior ativista de Poto Velho, com fama nacional, é a blogueira jornalista Luciana Oliveira que deixa os políticos furiosos com suas posições. Mas, ela tem lado. Está fazendo campanha ostensivamente a favor de Léo Moraes. Por outro lado, outros ativistas também atacam os adversários e defendem o seu candidato. O  advogado Breno Mendes que defende a candidatura de Hildon Chaves, atiçou a blogueira Luciana que postou um artigo que ganhou repercussão nacional. Breno surpreendeu os internautas com um forte ataque ao PT e ao candidato Léo Moraes. Luciana não deixou por menos e deitou o sarrafo. A resposta saiu no Brasil 247.

Candidato Léo Moraes usa plataforma do whatsapp com eficiência
Candidato Léo Moraes usa plataforma do whatsapp com eficiência

Nunca mais as campanhas serão as mesmas. A última feita no modelo antigo, em que a TV foi a central de vendas de propostas e candidatos, a um altíssimo custo, foi a de 2014. A do impeachment é um exemplo eloquente das mudanças em curso. A partir deste ano, garantem especialistas, as redes sociais vão passar, cada vez mais, a ser o instrumento predominante de militância e da militância.

Com poucos recursos financeiros, Léo Moraes usa bem as redes sociais e mantém uma equipe de olho em tudo e produzindo material de qualidade.

Mais abastada, a campanha de Hildon Chaves investe mais em vídeos bem produzidos onde apresenta propostas e responde a ataques.

É através das redes sociais que os candidatos ficam mais expostos e por isso cada postagem é importante neste momento, a 16 dias das eleições.