trio2O cientista político João Paulo Viana (Unir), recebeu com certo ceticismo o resultado da pesquisa do Ibope, divulgada ontem pela TV Rondônia (Rede globo). Para ele, “Está tudo muito cedo para avaliar a pesquisa”, levando em conta o índice de rejeição do primeiro colocado, Roberto Sobrinho (PT) que pontuou 22% de preferência do eleitorado, contra rejeição de 49%. O segundo colocado, o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) marcou 16%, mas tem a maior rejeição, 62%. Já o também segundo colocado, Léo Moraes (PT), dentre os três primeiros colocados, é o que tem a menor rejeição, 16%. O advogado João Closs Júnior, também acredita que Roberto Sobrinho vai para o segundo turno mas poderá perder para quem for disputar com ele, por causa da rejeição.

Pesquisa Ibope
– Roberto Sobrinho (PT) – 22%
– Léo Moraes (PTB) – 16%
– Dr Mauro Nazif (PSB) – 16%

– Pimentel (PMDB) – 10%
– Dr. Ribamar Araujo (PR) – 10%
– Dr Hildon – 3%
– Pimenta de Rondônia – 3%
– Branco/nulo – 14%
– Não sabe/não respondeu – 6%

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) sob o protocolo RO-01266/2016.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos, 51% declaram não saber em quem votar, enquanto 20% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

O candidato Mauro Nazif é mencionado espontaneamente por 8% dos portovelhenses, Robertoo Sobrinho por 6%, Léo Moraees por 5%, Williames Pimentel por 4% e Ribamar Araújo por 1%.

Avaliação da atual administração
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Mauro Nazif. Veja os números:

– Regular – 33%
– Ruim/péssima – 53%
– Ótima/boa – 12%
– Não sabem avaliar – 1%

Segundo o Ibope, 75% desaprovam a forma como Nazif vem administrando o município; 21% declaram que a aprovam. Aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 3%.
tópicos:

Mais RO com informações do G1 Rondônia

Facebook Comments