QUEIMADAS EM RONDÔNIA MAIS INTENSAS EM SETEMBRO

0
647
Foto: Marcelo Gladson
Foto: Marcelo Gladson
Foto: Marcelo Gladson

Como acontece todos os anos, a quantidade de queimadas sobre o Brasil aumenta nesta época do ano e a fumaça se espalha por grandes áreas. Mas este ano, o Brasil está queimando muito mais do que no ano passado.

A quantidade de queimadas aumentou muito em 2014. Pelos registros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, entre 1 de janeiro e 5 de setembro de 2014, o Brasil tinha 76140 focos de queimadas. O número representa um aumento de 85% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total de focos observados foi de 41140, de 1 de janeiro a 5 de setembro de 2013.

Muita fumaça sobre Porto Velho

Com a grande quantidade de focos, a fumaça fica cada vez mais densa e muitas vezes invade as estradas reduzindo perigosamente a visibilidade, especialmente nos Estados do Norte e do Centro-Oeste.

Em Rondônia,  setembro ainda é época de muita fumaça no ar e é comum também que a fumaça se espalhe sobre o aeroporto da capital Porto Velho. Durante toda a madrugada do sábado, o aeroporto local informou problemas de visibilidade por causa da fumaça. Nos piores momentos, no fim da madrugada, a visibilidade nas pistas do aeroporto era de apenas 1000 metros.

Pelo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nos dias 4 e 5 de setembro, Porto Velho tinha individualmente o maior número de focos de fogo no país.

Nos  próximos dia, pancadas de chuva podem ocorrer sobre Porto Velho e em várias outras áreas da Região Norte e de Mato Grosso, o Estado que mais queima. Mas por enquanto, a frequência da chuva ainda é pequena e não dá conta de acabar completamente com os focos de fogo.

Fonte: CLIMATEMPO