PT confirma Ramon Cujuí para a prefeitura de Porto Velho

0
351

PORTO VELHO- O PT confirmou em reunião virtual no último domingo, o nome do professor, funcionário público e bacharel em Direito, Ramon Cujuí, 50, para a prefeitura de Porto Velho. O PT homologou também os nomes de 27 candidatos a vereador, sendo sete mulheres. Nestas eleições o PT terá presença em 82,69% dos municípios, sendo 18 candidaturas próprias. Em Porto Velho, o PT deverá fechar o cargo de vice com o PSOL.

A escolha de Ramon Cujuí, que é o presidente do diretório municipal do PT, foi recebida com entusiasmo pela militância. O pré-candidato disputou um pleito eletivo pela primeira vez em 2018, para deputado federal, obtendo 7.081 votos. Mas, porém, a trajetória política de Cujuí se iniciou quando ele tinha 15 anos, no movimento estudantil. Na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Participou do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Movimento de Pequenos Agricultores – MPA, Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB. Prestou assessoria voluntária a esses movimento e a diversos organismos da Igreja Católica, como a Comissão Justiça e Paz – CJP, Comissão Pastoral da Terra – CPT, Conselho Indigenista Missionário – CIMI e Projeto Pe. Ezequiel Ramin.

Saiba quem é o pré-candidato do PT à prefeitura de Porto Velho

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA
Tenho 50 anos. Nasci em 15 de abril de 1970, em Porto Velho. Sou filho da D. Marina e do Sr. Augusto. Sou pai do Pedro, do Ícaro, do Adriano e do Daniel. Sou companheiro da Valéria Rafalski.
Sou vascaíno, não adianta zoar, pois, como canta o Caetano, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Goleiro. Desde oito anos jogo no gol. Quem um dia jogou bola na escola ou na rua sabe a razão.
Minha mãe, Marina Cujui Freitas, é boliviana. Veio para o Brasil em busca de uma vida melhor. Meu pai, Augusto Andrade Freitas, o Careca Eletricista, é um nordestino que migrou da Ilha das Canárias, no Maranhão, fugindo da miséria e da fome, também em busca de uma vida melhor.
Sou filho dessas duas esperanças que se encontraram nesta Rondônia que abraçou tantas outras esperanças de tantos outros trabalhadores e trabalhadoras.
Sou filho da classe trabalhadora, de seus sonhos e de suas frustrações, de suas alegrias e de suas tristezas, de suas vitórias e de suas derrotas. Sou filho da luta cotidiana de homens e mulheres por uma vida mais digna.
Sei de onde vim e tenho orgulho de minhas origens, por isso estou no Partido dos Trabalhadores.
Minha trajetória política começou aos 15 anos, em 1985, no movimento estudantil, disputando o Centro Cívico da Escola Barão do Solimões como membro da Chapa Germinando. Perdi as eleições, mas ganhei amigos para o resto da vida (que o digam Evandro, Joel e Edilson).
Na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, assumi a presidência do Diretório Central dos Estudantes – DCE/UNIR e também fui eleito representante dos estudantes no Conselho Universitário -CONSUN.
Sou Bacharel em Direito e Licenciado em História pela UNIR.
Sou servidor concursado do Poder Judiciário da União. Trabalhei por vinte anos no Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO (abril/1996 a dezembro/2016), sempre na área administrativa, onde exerci as funções de Coordenador de Material e Patrimônio, de Chefe da Seção de Licitações e Contratos, de Presidente da Comissão de Licitação (CPL) e de Pregoeiro. Nesse período, nunca respondi à sindicância ou processo administrativo.
No TRE-RO, também atuei como voluntário no Programa Eleitor do Futuro, realizando palestras e outras atividades com crianças e jovens na faixa etária de 10 a 15 anos, contribuindo na sua formação cidadã para o exercício livre e consciente do direito de votar e estimulando-os a participar ativamente da vida pública da nação.
Desde dezembro de 2016, faço parte dos quadros da Justiça do Trabalho, estando atualmente lotado na 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho-RO, exercendo a função de calculista.
Sempre apoiei e participei de lutas e campanhas dos movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Movimento de Pequenos Agricultores – MPA, Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB. Prestei assessoria voluntária a esses movimento e a diversos organismos da Igreja Católica, como a Comissão Justiça e Paz – CJP, Comissão Pastoral da Terra – CPT, Conselho Indigenista Missionário – CIMI e Projeto Pe. Ezequiel Ramin.
Também assessorei inúmeras etapas dos cursos de Fé e Política da Diocese de Ji-paraná, nos municípios de Ji-paraná e Jaru e participei da criação e das atividades de formação da Rede de Educação Cidadã – RECID em Rondônia.
Em 2018, pelo PT, concorri pela primeira vez a um cargo político e obtive 7.081 votos para Deputado Federal.
Neste ano, recebi do Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores a honrosa tarefa de ser o pré-candidato do PT a Prefeito de Porto Velho.
Coloco minha história e minha energia à disposição de todos e todas que querem uma Porto Velho mais justa e acolhedora, uma cidade que proporcione qualidade de vida e dignidade às pessoas que aqui vivem.

Agenda do pré-candidato Ramon Cujuí para hoje

Hoje, às 11h30m o pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Ramon Cujuí concede entrevista ao Conexão Rondoniaovivo (Rondoniaovivo). Às 13h concede entrevista ao programa Porto Show, da Rádio Rio Madeira FM.

Fonte: Mais RO