O ano de 2019 termina com a capital Porto Velho praticamente toda iluminada, incluindo boa parte dos distritos e comunidades rurais. “Uma diferença visível em toda a cidade, como todos os portovelhenses puderam notar”, disse o prefeito Hildon Chaves, ao fazer um balanço das ações da Emdur, a Empresa de Desenvolvimento Urbano, responsável pelos serviços, através do presidente da pasta, Thiago Tezzari, que atendeu mais de 30 mil pontos de iluminação.

Todos os bairros receberam a atenção da prefeitura com os serviços de manutenções (substituição materiais com defeito por novos) e implantações, que é a instalação de novos braços metálicos, luminárias, lâmpadas, relés e reatores em sua maioria.

DESTAQUES 2019

Iluminação BR – Após vários anos de abandono pelas gestões anteriores, a prefeitura entregou a iluminação pública da BR-364, no trecho entre a Faculdade Faro e o bairro Novo. Houve a necessidade de instalação de postes de concreto e a construção de 4.600 metros de rede elétrica para religar 230 de luz pontos com lâmpadas de vapor metálico (branca).

Com isso, o Município tirou a via da completa escuridão, o que proporciona melhor visibilidade aos condutores e, consequentemente, mais segurança no trânsito e para os moradores.

Guaporé – Outra obra de destaque foi a instalação da nova iluminação na avenida Guaporé, entre a BR-364 e a Rua Piratininga, numa extensão de 2,2 km, que estava danificada havia vários anos. As equipes instalaram 56 novos postes metálicos e revitalizaram outros 22, o que resultou na implantação de 156 pontos (lâmpadas).

PROEQUIPA

O Programa de Revitalização da Iluminação em Espaços e Equipamentos Públicos (Proequipa), também criado na gestão do prefeito Hildon Chaves, se consolidou. O objetivo é propiciar aos moradores das proximidades de praças, parques, campos e quadras de esportes o uso desses locais com atividades que vão desde a prática de caminhada, esporte, dança, entre outras, com mais qualidade e segurança aos usuários.

Somente neste ano, 41 espaços públicos foram contemplados, somando 878 pontos de iluminação que receberam manutenções, reparos diversos, implantações e revitalizações.

PROLUZ

Também idealizado e implantado na atual gestão municipal, o Programa de Iluminação Pública Rural da Prefeitura de Porto Velho (Proluz), tem a missão de iluminar os aglomerados de casas (vilas rurais) com características urbanas. Com isso, melhora a locomoção das pessoas e proporciona mais segurança no período noturno.

O Proluz fecha 2019 com 1.520 pontos de iluminação feitos e 33 localidades atendidas com os serviços de implantação.

DISTRITOS

Os distritos de Porto Velho foram beneficiados tanto com o serviço de manutenção como o de adição de novos pontos de luz. Em alguns deles, as equipes também fizeram a revitalização de pontos de iluminação em praças e campos de futebol.

Foram atendidas em 2019 solicitações dos seguintes distritos: Nova Mutum, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, São Carlos, Nova Califórnia, Extrema, Calama, Rio Pardo, União Bandeirantes, totalizando 4.258 pontos de luz.

Fonte: Assessoria

Facebook Comments