Porto Velho enfrenta o Juventude no mata mata da Copa Brasil

0
196
Porto Velho-RO foi eliminado pelo Manaus, no ano passado, na Copa Verde João Normando / FAF / Divulgação

Clube disputa competição pela segunda vez e completará quatro anos de existência

Porto Velho, de Rondônia, será o adversário do Juventude na primeira fase da Copa do Brasil 2022. O clube é o 131º na ranking nacional de clubes da CBF e irá participar pela segunda vez na competição de mata-mata. No ano passado, o Porto Velho enfrentou o Ferroviário-CE na primeira fase e perdeu por 1 a 0. Mesmo com o mando de campo, o jogo foi no estádio Los Larios, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

O adversário do Juventude faz estreia na temporada 2022 somente no dia 19 de fevereiro, contra o Pimentense, pela primeira rodada do Campeonato Rondoniense. Mesmo sendo um clube jovem, com quase quatro anos de fundação, na competição Estadual, o time é o atual bicampeão e vai em busca do tricampeonato consecutivo.

Pela Copa do Brasil, o Porto Velho não deverá mandar o jogo na capital de Rondônia. O estádio Aluízio Ferreira não recebeu torcedores na temporada passada porque está em reformas. Por conta disso, a cidade de Rolim de Moura, quase 500 km de Porto Velho, se ofereceu para receber a partida do Porto Velho pela Copa do Brasil, no Estádio Cassolão.

O Porto Velho, ou Locomotiva como é conhecido, é comandado pelo técnico Tiago Batizoco, que renovou o contrato para 2022. Ele dará sequência ao trabalho com a equipe em que foi bicampeão estadual em 2020 e 2021. Neste ano, além do Campeonato Rondoniense, o Porto Velho jogará a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D.

Se o Estado de Rondônia continuar com as duas vagas na Copa Verde, o clube poderá jogar a competição novamente. No ano passado, o Porto Velho chegou às oitavas de final e foi eliminado para o Manaus.

História do Porto Velho

Em 28 de setembro de 2014, surgiu o 14 Bis, equipe amadora criada com nome em homenagem ao Pai da Aviação, Santos Dumont. O time foi fundado por militares da base aérea de Porto Velho. O 14 Bis conseguiu títulos e bom desempenho na fase amadora. O time era constantemente chamado para teste de equipes profissionais antes dos campeonatos estaduais.

A partir disso, em 2018, o projeto amador virou profissional. Assim, surgiu o Porto Velho Esporte Clube, fundado em 23 de abril de 2018. Logo no ano de sua estreia no futebol profissional, chegou às semifinais do Campeonato Rondoniense e terminou a competição em quarto lugar. Em 2020 e 2021 foi campeão estadual e nos dois anos ganhou o título sobre o Real Ariquemes. No ano passado, disputou pela primeira vez a Copa do Brasil, Série D e a Copa Verde.

Fonte: Gaucha ZH