Porto Velho começa amanhã a vacinar crianças a partir de 6 meses com comorbidades contra a Covid

0
229

Porto Velho inicia nesta quinta-feira (17) a vacinação contra a Covid-19 de crianças na faixa etária de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade com comorbidades, conforme estabelece o boletim técnico do Ministério da Saúde. O grupo receberá a chamada Pfizer Baby (tampa de cor vinho), que é a única vacina autorizada atualmente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para essa faixa etária.

“Nesse primeiro momento não será aberto para todos os grupos. A vacina vai chegar gradativamente, como nas remessas anteriores”, destacou Elizeth Gomes, gerente de imunização de Porto Velho.

Ainda de acordo com a gerente de imunização, o boletim técnico divulgado pelo Ministério da Saúde estabelece o quantitativo de doses e o intervalo entre elas.

“Tomou a primeira dose, a segunda pode ser aplicada quatro semanas depois; após a segunda, mais oito semanas, pode tomar a terceira”, explicou Elizeth.

Diabete, hipertensão, problemas cardíacos e renais, leucemia, câncer, são algumas das patologias que fazem parte do grupo de comorbidade e que podem receber o imunizante. Vale ressaltar que é necessário um documento de comprovação, como laudos, declarações, prescrições médicas, relatórios médicos, CID ou Cartão Nacional de Saúde do usuário, assinado e carimbado, em versão original.