PADRE TON: “É PRECISO INDUSTRIALIZAR O ESTADO PARA GERAR EMPREGO E RENDA”

0
528

PDRE

Promover o crescimento do Estado de Rondônia com políticas que favoreçam a industrialização de matérias primas é compromisso do candidato a governador Padre Ton, do PT, que na entrevista com seis jornalistas do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC) disse ser inaceitável que o volume de recursos do principal imposto estadual, o ICMS, seja decorrente basicamente dos serviços de energia e telecomunicações e das transações da venda de combustíveis.

“Apenas cerca de 20% do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços vem da agricultura e da pecuária, bases da nossa economia. Não podemos mais admitir que as nossas matérias primas sejam levadas para fora. Temos de beneficiar, industrializar nossos produtos, para gerar riquezas, emprego e renda, ou seja, o crescimento da economia”, disse Padre Ton.

Para o candidato, Rondônia tem localização geográfica privilegiada, favorável ao crescimento da economia, mas é indispensável um plano de desenvolvimento que contemple políticas para incrementar as vocações produtivas, sustentadas no transporte intermodal, em base tributária favorável e parcerias com os setores privados e prefeituras.

Padre Ton disse que eleito irá executar ações que não mais permitam a existência de “muitas estradas perigosas ou esburacadas”, citando a RO-010, ligando Pimenta Bueno a Nova Brasilândia. Pavimentar a Estrada do Boi, que liga Parecis a Corumbiara, e a Estrada Parque, que irá interligar Guajará Mirim a outros municípios.

Eletrobras

Entretanto, para que o crescimento não seja limitado por falta de energia suficiente e segura para colocar em prática políticas de apoio à industrialização, Padre Ton entende ser fundamental cobrar da Eletrobras investimento em Rondônia, que sedia duas importantes hidrelétricas para o Brasil.

“Um governo precisa pressionar setores do governo federal para que as coisas aconteçam. O meu papel será esse: vou exigir e pressionar para que Rondônia tenha o tratamento que merece e precisa. Nós precisamos expandir redes de energia, tem bairros inteiros às escuras em Porto Velho, que usam rabichos, porque não há estrutura na parte da energia”, ressaltou Padre Ton.

A sabatina aos jornalistas do SGC Ju Laureano, Marcelo Bennesby, Marcelo Freire, Adão José, Solano Ferreira e Fabio Souza ocorreu anteontem nos estúdios da Rede TV, e na íntegra pode ser assistida através do portal http://www.sgc.com.br/.

 

Texto Mara Paraguassu