Mutirão contra a dengue: Porto Velho reforça combate ao Aedes aegypti

0
75

A primeira ação do mutirão contra a dengue foi realizada, nesta segunda-feira (26), no bairro Castanheira, com orientações de educação em saúde para os moradores da região. A iniciativa, coordenada por diversas secretarias municipais da Prefeitura de Porto Velho, será realizada também em demais bairros com altas taxas de infestação do mosquito Aedes aegypti.

Nesta primeira fase, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vão de casa em casa para explicar sobre a operação e como cada cidadão deve participar. Além disso, orientações sobre os cuidados para evitar o mosquito e combater possíveis criadouros também fazem parte das atividades.

Para Vizeuda Neves de Carvalho, moradora do bairro Castanheira, na rua Berimbau, “a ação é muito importante para orientar as pessoas sobre a dengue. Essa doença que está aumentando no mundo todo e precisamos tomar muito cuidado. Eu cuido muito bem do meu quintal e se todo mundo fizer sua parte não vamos adoecer”, relatou.

Na prática, os moradores estão recebendo orientações sobre a separação dos materiais de descarte, que serão recolhidos pelas equipes da Secretarias Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), que percorrerão os bairros, na segunda fase do mutirão, coletando objetos acumuladores de água e possíveis criadouros para o mosquito da dengue.

“É essencial que todos tenham a consciência de que só conseguiremos combater o mosquito com a união da população. Essa grande mobilização é crucial para que possamos prevenir a doença. E a melhor forma de prevenção é orientando a comunidade por meio da educação em saúde”, explicou a secretária da Semusa, Eliana Pasini.

A Semusa intensificou desde o final do ano passado o trabalho de combate ao mosquito, por meio de palestras educativas nas escolas, inserção de cartazes em pontos estratégicos e visitas domiciliares, ações que fazem parte do trabalho rotineiro da Semusa, realizado pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), com foco no combate e controle da proliferação do mosquito.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

A partir do dia 4 de março, inicia a etapa de visita domiciliar por parte dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), com serviços de educação em saúde e orientação sobre o mosquito e as doenças causadas (dengue, zika e chikungunya). Junto com os ACEs, inicia a fase operacional de limpeza, com o recolhimento de todo o resíduo descartado.

Nas datas e ruas onde o serviço será realizado, a população deve depositar o lixo na frente de suas residências para que o maquinário faça o recolhimento. A força-tarefa contra a dengue será uma ação contínua desenvolvida pelos próximos meses, em bairros com mais índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)