Motivados pela construção da ferrovia transoceânica, empresários indianos visitam Porto de Porto Velho

0
496

Empresários indianos visitam o Porto de Porto Velho

A visita aconteceu na sexta-feira, 17, no Porto de Porto Velho, na presença do presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), Rubens Nascimento, do diretor administrativo e financeiro da Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), João Bosco de Araújo e da equipe técnica do governo do Estado.

Os empresários vieram conhecer a estrutura logística disponível em Rondônia motivados pela possibilidade da construção da ferrovia transoceânica, uma iniciativa chinesa com a parceria do governo Federal, para facilitar a logística de importação e exportação de produtos nacionais e internacionais.

Para o presidente do Conder, a procura retrata uma nova realidade que Rondônia vive. “Existe uma crise econômica e não podemos fingir que não há, mas nosso Estado está passando por ela sem sentir os fatores de forma intensa. Existe na verdade uma potencialidade a ser explorada pelas condições que podemos oferecer para que novas empresas utilizem essa via de acesso, através dos modais de transporte terrestre e hidroviário, até que a ferrovia seja uma realidade”, acrescentou Rubens.

Os empresários da empresa Aditya Investment and Exim Trade Company, Ramensh Singh presidente, Sanjay Desai, diretor financeiro e Kim Desai, diretor de negócios na América Latina sinalizaram positivamente quanto a possibilidade de investir na produção agrícola com produtos como soja, milho, cacau, café e madeira do tipo teca. “Muito brevemente vamos começar os testes com esses grãos porque são baseados nas possibilidades viáveis de consumo na Índia, por se tratarem de alimentos básicos lá. A madeira é uma parceria futura para exportação do produto para os países asiáticos. A ideia é construir uma relação comercial de longo prazo com o Brasil e o Estado de Rondônia”, frisou Kim Desai.

Além de agradecer ao empenho daqueles que oportunizaram a realização da visita dos empresários aos pontos estratégicos do Estado, “somos gratos ao senador Valdir Raupp que mobilizou sua equipe e nos deu assistência durante toda a visita e todos àqueles que compartilham da mesma visão, buscar o desenvolvimento e a prosperidade de cada indivíduo do Estado”, complementou Kim.

Empresários conheceram o cais flutuante no Porto

O diretor administrativo e financeiro da SOPH explicou aos visitantes como a logística de exportação dos produtos funciona e de que forma pode ser feita. “O Porto dispõe de estrutura necessária para movimentar até 8 milhões de toneladas de cargas diversas por ano. Já batemos o recorde de aproximadamente 4 milhões de toneladas em 2014. A tendência é manter os índices, estimulando o investimento e o crescimento do Estado de Rondônia através da exportação dos produtos locais. Firmar parcerias comerciais com países asiáticos é um grande passo para o futuro positivo do Estado”, descreveu João Bosco.


Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Decom – Governo de Rondônia