MORRE LUIZ MALHEIROS TOURINHO, UM DOS FUNDADORES DO JORNAL ALTO MADEIRA

0
1152

PORTO VELHO-  Morreu hoje em Porto Velho, no Hospital Nove de Julho, vítima de falência múltipla de órgãos, o empresário, jornalista e advogado Luís Malheiros Tourinho, sócio fundador do jornal Alto Madeira, que completou 100 anos de existência. Luís Tourinho tinha 82 anos e estava firme no comando dos negócios da família. Luís Tourinho exerceu várias atividades, dentre eles o comando da FACER e Fecomércio.

 

Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em maio de 1935, estava com 82 anos de idade. Residia em Porto Velho há mais de 70 anos e aqui estudou, foi líder da União dos Estudantes Secundaristas do Guaporé, nas décadas de 1950/1960, um dos editores do jornal “O Estudante”, noticioso dirigido ao público jovem, iniciando aí sua ligação com o jornalismo.

Foi presidente, aos 31 anos de idade, da Associação Comercial de Rondônia e depois, integrado à defesa dos interesses dos órgãos geradores de emprego e renda, participou ativamente da criação e funcionamento da Federação das Associações Comerciais de Rondônia, coordenando vários eventos do setor e um dos fundadores, e depois presidente, da Federação do Comércio.

Advogado atuante, contador e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) , atuou no Estado do Acre, onde foi vice-presidente da Associação Comercial daquele Estado, e inspirado numa série de eventos realizados com empresários e o governo acriano com relação à busca das oportunidades oferecidas pelos países andinos que têm  ligação direta com o Pacífico, foi idealizador e líder da primeira Caravana ao Pacífico, que saiu de Porto Velho na década de 1980.

Atualmente, além de atividades advocatícias, era diretor-superintendente do Jornal Alto Madeira.

Luiz Tourinho era casado com a senhora Lígia Serrano Tourinho, com quem teve quatro filhos dos quais três ainda vivos.

O velório estará sendo realizado a partir das 14 horas na Funerária Angelus, na Avenida Amazonas esquina da Rua 1, Bairro Nova Porto Velho.

Ele foi um dos empresários mais atuantes  de Porto Velho e de Rondônia.

Luiz Tourinho era um dos proprietários do centenário jornal Alto Madeira, um dos veículos de comunicação mais antigos do Brasil, que ele e seu irmão Euro Tourinho adquiriram do condomínio dos Diários Associados, de Assis  chateaubriand Bandeira de Melo. Também atuou nos ramos de seguros, madeireiro, gráfico e de revenda de automóveis (Fiat).

Ao lado do irmão Euro, ele conduziu por quase meio século o Alto Madeira, um dos veículos de comunicação mais importantes e tradicionais do Estado, que sobreviveu a turbulências econômicas e políticas, e vem se mantendo firme no cenário das novas mídias sob o comando de Euro Tourinho, Liz Maria Tourinho e Lúcio Albuquerque. Não esquecendo da colaboração permanente do jornalista Ciro Pinheiro.

Luiz Tourinho foi presidente da Federação das Associações Comerciais de Rondônia (Facer) e presidente do sistema Fecomércio, entre outros cargos importantes que exerceu na área empresarial. Também foi secretário estadual de Indústria e Comércio. Ele lutou pela transformação do Território Federal de Rondônia em Estado e abraçou causas importantes para o progresso da região e do Brasil, como a saída para o Pacífico e a integração latino-americana.

Ele deixa a viúva, dona Lígia Tourinho, e os filhos Luiz Tourinho Filho e Liz Maria Tourinho.

Luiz Tourinho estava internado no Hospital 9 de Julho e faleceu às 5h30 da manhã desta terça-feira por falência múltipla dos órgãos.