Ministro da Saúde inaugura UPA do 2º Distrito de Ji-Paraná

O Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, participou da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito, na manhã desta terça-feira (21). Na oportunidade, o ministro e o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, assinaram a ordem de serviço para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Marcelo Queiroga também participou da campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), que estava sendo realizada dentro da nova UPA. O ministro aplicou a dose de reforço em moradores de Ji-Paraná que compareceram à unidade para se imunizar contra a doença.

“Tivemos a grande honra e o privilégio de recebermos o Dr. Marcelo Queiroga em nosso município, que além de inaugurar a nova UPA também participou ativamente da vacinação contra a Covid, imunizando a população”, agradeceu Wanessa Oliveira e Silva, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Durante o discurso, o Prefeito Isaú Fonseca também agradeceu a visita do Ministro da Saúde e destacou os trabalhos realizados em 2021, apesar das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, em especial no primeiro trimestre de 2021.

“Muita gente desconfiou, muita gente criticou e nos atacou. Mas, agora, a obra está aí, linda e concluída. A UPA do 2º Distrito está entregue à população de Ji-Paraná, com equipamentos novos e com a equipe pronta para receber os pacientes que precisam de atendimento”, afirmou Isaú.

O cacique Josias Gavião, da aldeia Ikolen, entregou um cocar ao ministro Marcelo Queiroga, simbolizando o agradecimento da população indígena da região pelo apoio do Ministério da Saúde está fornecendo à população de Ji-Paraná.

 “O governo Bolsonaro adotou como lema ‘Mais Brasil, menos Brasília’. É por isso que estamos aqui hoje, com todos vocês, entregando essa grande obra para a população de Ji-Paraná. Com toda certeza, a UPA será um grande reforço para a Saúde do município”, discursou Marcelo Queiroga.

O senador da República, Marcos Rogério (DEM); os deputados federais  Coronel Chrisóstomo de Moura (PSL) e Silvia Cristina (PDT); o vice-governador de Rondônia, José Jodan (PSL); o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo; o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde Rondônia, Irgo Mendonça Alves; o vice-prefeito de Ji-Paraná, Joaquim Teixeira (MDB); o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Welinton Fonseca; e diversas autoridades estaduais e municipais também participaram da cerimônia de entrega.

A UPA do 2º Distrito fica localizada na rua Vinícius de Moraes (T-10), no bairro São Pedro. A unidade conta área de desembarque de ambulâncias, recepção, sala de espera, triagem, setor de estabilização, consultórios médicos, sala de exames laboratoriais, farmácia e dez leitos de observação.

A UPA é a Unidade de Pronto Atendimento com funcionamento 24 horas, realizando atendimentos de urgência e emergência de média complexidade, como acidentes de trânsito e problemas cardíacos.

Com a nova UPA, Ji-Paraná contará com dois locais de Pronto Atendimento, a unidade da T-10 e o PA do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, que também conta com Pronto Socorro, para casos considerados mais graves.

As obras da UPA do 2º Distrito foram iniciadas no primeiro trimestre de 2017, com investimentos de aproximadamente R$ 3,2 milhões do Ministério da Saúde, com intermédio do ex-Deputado Federal e atual Senador da República Marcos Rogério (DEM).

Fonte: Assessoria