Mercado de seguros auto revê planos como estratégias para reter clientes

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Veja neste artigo como o mercado de seguros auto está revendo planos e estratégias para reter clientes, como a redução no preço do seguro auto, por exemplo.

A pandemia do coronavírus, além de inúmeras perdas, trouxe uma série de consequências sociais e financeiras no mundo todo. Com a quarentena, diversos nichos foram afetados, inclusive o mercado de seguros auto.

Segundo uma pesquisa realizada pela Smartia, juntamente com a TEX – Sistema de Multicálculo e Gestão para Corretoras, o setor de seguros auto foi o mais atingido negativamente em 2020.

Dados registrados pela CNSeg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros, apontam que houve uma queda de até 5%, apenas no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período no ano anterior.

Essa diminuição na arrecadação do setor ocorreu principalmente devido à redução de novas contratações de seguro auto e inadimplência de contratos ativos.

Já no segundo semestre de 2020, a motivação principal da queda do setor de seguro auto foi a diminuição do número de vendas de veículos que, segundo a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, foi de 27,5%.

Diante deste cenário, muitas empresas de seguro auto se viram obrigadas a rever seus planos como estratégias para reter clientes e evitar maiores perdas em 2021. Neste artigo, mostraremos algumas dessas estratégias, acompanhe.

Como o mercado de seguro auto reviu suas estratégias para reter clientes de seguro auto

Veja a seguir quais foram as principais estratégias para reter clientes de seguro auto, tomadas pelas seguradoras em 2020:

Redução de preço do seguro auto e coberturas

A principal estratégia de mercado utilizada pelas seguradoras para reter clientes ativos e, até mesmo tentar conquistar novos clientes durante o período de pandemia foi a redução do preço de seguro auto.

Para que essa redução de preço do seguro auto fosse eficiente, foi preciso que os planos oferecidos fossem alterados também, se tornando assim, mais enxutos, com coberturas mais simples, ou menos abrangentes.

Segundo a pesquisa realizada pela Smartia, mencionada anteriormente, muitas pessoas passaram a trabalhar em Home Office, o que acabou tornando o uso do veículo muito mais esporádico, reduzindo assim, aos olhos dos consumidores, a necessidade de manter coberturas mais amplas.

Desconto para renovação de apólice

Outra estratégia de mercado para reter clientes de seguro auto em 2021 é a oferta de descontos mais vantajosos na hora da renovação da apólice de seguros. Em 2020, algumas seguradoras chegaram a oferecer descontos de até 44%, e tiveram bons resultados.

Parcelamentos mais flexíveis

A pandemia trouxe dificuldades financeiras a todos, por isso, oferecer a possibilidade de parcelamentos maiores, acima de 10 meses, também pode ser uma boa maneira de reter clientes de seguro auto.

Segundo um levantamento realizado pela TEX, em novembro de 2020, 38% dos segurados optavam por parcelar o seguro auto em mais de 10 meses antes da pandemia. Durante a pandemia essa porcentagem subiu para 43%.

Processos de contratação mais simples

Outra estratégia usada pelas seguradoras em 2020 para reter clientes de seguro auto, foi a revisão do processo de contratação da apólice.

Principalmente devido ao isolamento promovido pela pandemia, muitas empresas optaram por alterar seus processos de vistoria veicular, antes presencial, por processos tecnológicos, ou seja, realizados de maneira online através do envio de fotos do veículo para análise técnica.

O que fazer em 2021 para reter clientes de seguro auto?

Além das estratégias mostradas acima, como a redução do preço do seguro auto e mais, vale a pena estar atento a mais algumas maneiras para reter clientes de seguro auto em 2021 e evitar maiores prejuízos nesse setor.

Invista no atendimento

A primeira delas é investir no atendimento personalizado, quanto melhor for a comunicação entre sua empresa e seus clientes, maiores serão as chances de um bom negócio.

Para isso é fundamental que a seguradora possa entender com clareza todas as necessidades e possibilidades dos seus clientes, ativos e potenciais.

Ofereça apenas serviços importantes

Muitas empresas e corretores, na ânsia de conquistarem maiores lucros, insistem em oferecer serviços e coberturas que não são funcionais para os clientes. O momento pelo qual estamos passando é delicado e não permite contratações extravagantes.

Por isso, insistir em oferecer coberturas desnecessárias para seus clientes acabará fazendo com que eles desistam de contratar as coberturas que eles precisam.

Mantenha-se ativo nas redes sociais

Devido ao isolamento social as pessoas estão ficando mais em casa, o que tem feito das redes sociais uma das ferramentas mais poderosas dos últimos tempos. Por isso, mantenha sua empresa ativa nelas, sempre atualizando seus clientes e tirando suas dúvidas.

Se você trabalha com seguro auto e está buscando estratégias para reter clientes, vale a pena se atentar às dicas mencionadas aqui.

Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros.