Lula está com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco pelo Brasil, mas golpistas de 8 de janeiro estão na torcida por Rogério Marinho

0
414
Lula, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco juntos pelo Brasil - FOTO: Ricardo Stuckert

Por Roberto Kuppê (*)

 

Lá de Orlando, o ex-presidente Bolsonaro continua as suas tentativas inglórias de retornar à presidência por meio de um golpe de estado. Ainda sonha voltar ao Palácio do Planalto, para continuar a apoiar os garimpeiros ilegais na reserva indígena Ianomami. O golpe de 8 de janeiro não deu certo. As Forças Armadas não embarcaram na insanidade do ex-presidente e milhares de bolsonaristas foram presos e podem pegar até 12 anos de cadeia.

Porém, no entanto, todavia, bolsonaristas que participaram dos atos terroristas de 8 de janeiro ainda acreditam no golpe, apesar da frustração. Eles estão na torcida agora, pela mudança do comando do Senado Federal, apoiando a eleição do senador Rogério Marinho (PL-RN), para a presidência da Mesa Diretora pelos próximos dois anos. Na ideia deles, Marinho poderá infernizar a vida do presidente Lula, dificultando a governabilidade.

Quais as chances de Rogério Marinho vencer o atual presidente do Senado e favorito à reeleição Rodrigo Pacheco (PSD-MG)? Matematicamente nenhuma, pois Pacheco tem a maioria dos partidos que pode somar fácil 50 votos, bem acima do número necessário. Politicamente, Marinho está jogando forte, prometendo impitimar o ministro do STF Alexandre de Moraes e anistiar o ex-presidente Bolsonaro de seus crimes.

A eleição de Marinho, que pertence ao PL, o partido que tentou anular as eleições de 2022, seria um desserviço para a democracia e pela governabilidade, prejudicando milhões de brasileiros que precisam das políticas sociais do governo. Seria péssima também para o mercado, pois teria poderes para atrapalhar a melhoria econômica do País.

Ah, mas e a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) que está praticamente certa, não é perigosa para a governabilidade também? Sim, é, mas foi feito um acordo de cavalheiros entre Lula e Arthur Lira. O PT vai apoiar a recondução de Arthur Lira com a garantia da governabilidade. É um risco calculado, mas, Lula contará com a palavra do ex-bolsonarista Arthur Lira, de que vai apoiar o governo que já está cumprindo suas promessas de campanha.

Resumindo, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira se reelegem para mais dois anos de mandato nas duas casas legislativas. E o Brasil ganha. E o povo ganha. E os Ianomamis sobrevivem. A eleição acontecerá na próxima quarta-feira, 1 de fevereiro, logo após as posses dos novos deputados federais e senadores  da República.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.