Livro que conta a saga de barbadianos em Porto Velho será lançado dia 6 de agosto

0
1570

PORTO VELHO- Será lançado em Porto Velho, em 6 de agosto, o livro “Do mar do Caribe à beira do Madeira 2 “. A obra é um livro bilíngue (português/inglês) que demarca a trajetória de professoras imigrantes e descendentes das ilhas de Barbados, Granada e demais ilhas caribenhas inglesas no contexto histórico e transnacional. Construído a partir de corpus documental e bibliográfico, cartografando imigrantes e descendência de mulheres afro-antilhanas.

Vindos de Barbados, imigrantes ajudaram na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e consequentemente na criação do estado. Ilha se tornou oficialmente república esta semana, após quase quatro séculos sob o comando da coroa britânica.

A professora e doutora em educação Cledenice Blackman é descendente de alguns desses barbadianos. Os bisavós dela, Preston Blackman e Constancia Goodrich, chegaram a Porto Velho por volta de 1910. Décadas depois, a professora foca sua carreira acadêmica no objetivo de evidenciar a trajetória e relevância social dos antepassados em Rondônia.

Do mar do Caribe à beira do Madeira há muitos espaços, tempos, discursos. Algumas narrativas, de tanto se ouvir/ler, já eram tidas como a história verdadeira, versão única da jornada de povos que ajudaram a fundar Porto Velho pelas trilhas do seu trabalho. Reconhecer identidades é tarefa que exige chegar perto, por isso, era mais fácil dizer “barbadianos”. Mas ela se reconheceu, encontrou-se com a historicidade do nome que carrega, olhou-se no espelho, ouviu canções, ouviu-se com calma, ouviu histórias familiares, sentou para observar o pão que comia e foi ler livros… mas ela não estava lá. Percebeu que as mulheres chamadas de “prostitutas negras de Barbados” eram sua tataravó, bisavó, avó, mãe, ela própria… Reconheceu os ditos, os não ditos e os desditos da literatura regional e percebeu que alguém devia contar essa história… mas seria ela? Por que não?

Com sua coragem e forte delicadeza peculiares, Cledenice Blackman brinda-nos com uma história que nos leva do mar ao rio, tecendo novos olhares para a história de Rondônia e também novas perspectivas metodológicas para o estudo historiográfico sobre migração, mas principalmente sobre os antilhanos. Desmonta a perspectiva linear sobre o tema que vigorava até então e cria uma nova perspectiva de leitura que considera a multiculturalidade, a heterogeneidade e a diversidade sociocultural da imigração antilhana para Porto Velho – RO.

Serviço:

Lançamento do livro:
DO MAR DO CARIBE À BEIRA DO MADEIRA II: A diáspora afro-antilhana para o Brasil
DATA: 06/08/2022 (SÁBADO)
HORÁRIO: 19 horas (horário de Rondônia)
LOCAL: Teatro Banzeiros, Porto Velho

Atrações: Mestre Ernesto Melo, O Poeta da Cidade,  Trio GIG SHOCKNESS – Luana Shockness, Matheus Shockness e Kaltman Shockness, Poetisa ALICE POLTRONIERI e muitos outros.