Instituto Abaitará representará Rondônia no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia

0
749
Instituto Abaitará oferece educação rural

Instituto Abaitará oferece educação rural
Instituto Abaitará oferece educação rural
Nos dias 28, 29 e 30 de setembro e 1 de outubro, estudantes e professores do Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará representam Rondônia no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontecerá em Belém (PA), fomentando a pesquisa e a extensão dos estudantes desta e de outras Instituições de ensino de Rondônia.

O Instituto Abaitará obteve a aprovação de três projetos de agroecologia. Eles serão apresentados no evento pelos estudantes: Winyston de Menezes, Alvaro Pandolf e Blena Kaoma, acompanhados dos professores coordenadores Pedro Pandolf, Sérgio Seixas e Fernanda Alexandre que tiveram suas propostas de trabalho aceitas.

Um dos projetos aprovados pela comissão organizadora do evento tiveram como tema “Os insetos e suas atribuições à biodiversidade no Instituto Abaitará”, destacando-se pelo objetivo de fornecer informações referentes às atribuições dos diversos grupos de insetos presentes no Instituto Abaitará para a conservação da biodiversidade.

Outro projeto em destaque foi “Horta com Estrutura Protegida”. Ele apresenta alternativa de produção agroecológica, proporcionando informações referente à construção e a forma de cultivo voltadas as práticas agroecológicas.

Mais um importante projeto foi selecionado para ser apresentado no IX Congresso de Agroecologia e está nomeado como” Da Castanheira a Castanha: Iniciativa, Conhecimento e Reflorestamento,” projeto este que almejou principalmente o (re)conhecimento da importância dessa espécie florestal nativa da Amazônia na dinâmica do ecossistema local.

O objetivo do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia é promover o debate em torno de grandes temas que serão desenvolvidos no âmbito da perspectiva agroecológica, em distintas escalas (regional, nacional e internacional). Temas como sustentabilidade socioambiental, agroecologia e produção científica, enfoque amazônico em agroecologia, agroecologia e políticas públicas, segurança e soberania alimentar, bem viver, agroecologia e educação, agroecologia e gênero serão tratados por meio de um conjunto de abordagens metodológicas com base na ação dialógica e na construção do conhecimento. As questões produtivas, sociais e ambientais estarão no foco central dos debates a serem promovidos ao longo do evento.

Fonte
Texto: Luciana Gonçalves
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia