(ATUALIZADA)IBOPE DIVULGA ÚLTIMA PESQUISA PARA RONDÔNIA: CONFÚCIO MOURA 54 X 46 EXPEDITO JÚNIOR

IBOPEO Ibope divulgou agora a pouco a última pesquisa para as eleições de 2014. O governador Confúcio Moura (PMDB) lidera com 54 a 46 para Expedito, votos válidos. Confúcio Moura comemorou o resultado com pés no chão: “Não podemos nos acomodar. Continuem pedindo voto e levando a mensagem do 15 para todos os cantos do estado”, pediu ele na página do Facebook.

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para governador de Rondônia:
Confúcio Moura (PMDB): 54%
Expedito Júnior (PSDB): 46%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 17, Confúcio tinha 51% e Expedito, 49%.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Confúcio Moura (PMDB): 49%
Expedito Júnior (PSDB): 41%
– Brancos/nulos: 5%
– Indecisos: 5%

O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios do estado, entre os dias 22 e 24 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se for considerada a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia sob o número RO-0046/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01190/2014.

1º turno
No primeiro turno, Confúcio obteve 35,86% dos votos válidos e Expedito, 35,42% (veja os números completos da apuração em Rondônia).

 

Confúcio Moura foi duramente combatido pelo adversário que não economizou palavras, calúnias e nem publicação de mentiras em alguns sites de notícias a serviço do crime eleitoral. O jurídico de Confúcio teve muito trabalho mas, conseguiu ganhar a maioria dos direito de respostas e até apreensão de jornais contendo calúnias e difamação.

Confúcio Moura será reeleito amanhã porque foi humilde sempre, tranquilo e sereno. Trabalhou com intensidade e não se importou com as (muitas) críticas. Passou ao largo das denúncia de corrupção no governo dele, ou seja, não foi atingido porque não estava envolvido. Tanto que até hoje goza da ficha limpa. Mas, apesar de ser o governador que mais obra fez, a razão de ele se reeleger amanhá é que, durante a campanha eleitoral não usou de truculência nem física e nem verbal. Manteve a educação e o respeito nos debates. Se exaltou apenas quando se tornou necessário. Nunca foi arrogante, prepotente e nem presunçoso como o seu adversário. Ah, ia esquecendo: teve e tem a melhor equipe de assessores que também nunca demonstrou arrogância. É um líder nato. Somente os líderes sabem conduzir uma campanha com tamanha ordem e respeito. 

Fonte: MaisRo com G1

Facebook Comments