Helicóptero apreendido pela PF e cedido ao governo de RO será usado no combate ao coronavírus

0
21
Helicóptero Falcão 03 deve ser usado em fiscalizações em balneários e festas clandestinas em RO — Foto: Diêgo Holanda/G1

Um helicóptero apreendido em uma ação da Polícia Federal (PF) e cedido ao governo de Rondônia pela Justiça Federal de São Paulo vai ser usado em ações de combate a pandemia do novo coronavírus no estado.

De acordo com o chefe de Divisão do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), Evanilso Calixto, o equipamento à disposição da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) deverá ser usado para entregar medicamentos e insumos em localidades de difícil acesso.

O helicóptero modelo Robinson 66 com capacidade de até cinco ocupantes e velocidade de 200 quilômetros por hora foi apresentado à imprensa nesta sexta-feira (19), no hangar do NOA, na Zona Leste de Porto Velho.

Conforme o titular da Sesdec, Hélio Pachá, a aeronave cedida vai permitir que o outro helicóptero já em uso, o Falcão 02, fique disponível para as ações de segurança pública enquanto o novo equipamento apura denúncias como aglomerações em balneários ou festas clandestinas.

“Nós tivemos a obtenção da cessão de uso dessa viatura que nós denominamos Falcão 03, que é a terceira a fazer parte do núcleo de operações aéreas e a partir de hoje ela estará disponível também e prioritariamente para o apoio nas ações de enfrentamento à Covid-19”, reforçou.

“O objetivo é a gente somar nesses esforços conjuntos que têm sido feitos no enfrentamento à pandemia. Nosso objetivo é participar ainda mais dessa estrutura de logística que um momento de crise necessita. Agora com o helicóptero a gente consegue chegar a todas as localidades e que precisam do apoio e atenção”, declarou o chefe do NOA.

A cessão, segundo a Sesdec, é por prazo indeterminado.

Fonte: G1