BELÉM (PA)- O Círio de Nazaré é uma das maiores festividades religiosas do Brasil, reunindo milhões de pessoas em Belém do Pará. Para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, os fiéis saem caminhando, dirigindo motos, carros, bicicletas e barcos em 13 procissões e romarias, percorrendo avenidas e rios paraenses.

Um grupo de turistas católicos de Porto Velho e Brasília,  devotos de Nossa Senhora de Nazaré, participa hoje, a partir das 9h da manhã, da Romaria Fluvial, que faz um percurso de 18km pelas águas da Baía de Guajará. Anfitrionado pela empresária de Porto Velho e radicada em Belém, Luciema Ramos (foto centro), o grupo formado por Martinha Amorim, Eurico Santiago, Ana Santiago, Marcos e Maria Luzia Paiva da Silva (de Porto Velho, mas radicada em Brasília) participará da Romaria Fluvial.

Luciana Pinto, Martinha Amorim e Maria Luzia em Belém

A portovelhense Luciana Pinto, filha do artista plástico João Otavio Pinto, radicada em Miami (Flórida), veio para Belém especialmente para o Círio de Nazaré.

 

 

 

A Romaria Fluvial é considerada uma das mais belas procissões do Círio de Nazaré, acompanhada por centenas de barcos. A Imagem Peregrina é levada por uma embarcação da Marinha do Brasil. O ponto de chegada é a Escadinha do Cais do Porto já em Belém, onde é recebida com honras pela Polícia Militar e aguardada por motociclistas que vão conduzi-la na Moto Romaria, prevista para as 11h30 da manhã. O cortejo é de 2,6 quilômetros  pelas ruas da capital paraense até a Basílica Santuário, onde acontece uma das cerimônias mais esperadas da programação: a descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória sobre o altar-mor.

E finalmente no domingo do Círio, dia 13, acontece o ponto alto da tradicional festa religiosa, começando com a missa às 5h30 da manhã, e em seguida, a principal procissão, de 3,6 quilômetros, da Catedral até a Praça Santuário de Nazaré. O trajeto, marcado por diversas manifestações de fé, reúne o maior número de fiéis, de várias regiões do estado, do país e até do exterior. Para este ano, a estimativa é de 2 milhões de pessoas acompanhando a disputada corda da berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora.

Círio (grande procissão)
Dia/hora/local de saída: 13/10/2019, às 07h00, Catedral da Sé.
Percurso: 3,600km, saindo em frente à Igreja da Sé, seguindo o percurso: Rua Castilho França / Av. Presidente Vargas / Av. Nazaré terminando na Praça Santuário.
Duração: 5 horas
Missa: 5h30
Estimativa de público: 2.000.000

Facebook Comments