Grande produção do cinema traz versos de poeta rondoniense em cena apoteótica

0
148

Barão Hirsch – O Judeu de Quatro Irmãos é um filme que conta a história do homem que salvou milhões de judeus oriundos do leste europeu antes da Primeira Guerra Mundial, muitos dos quais se refugiaram no Brasil, na cidade de Quatro Irmãos, no Rio Grande do Sul.

O filme estrelado por Humberto Martins, Bel Kutner e Daniela Albuquerque tem roteiro e direção assinados pelo cineasta Osnei de Lima, que afirma que o principal propósito deste filme é fazer com que este fato importante da história seja visto, conhecido pelo grande público, e que o exemplo, o legado e a mensagem de Barão Hirsch sirva de inspiração para muitas pessoas.Pode ser uma imagem de 2 pessoas, sobretudo, ornamento de capô e carro Osnei dirigiu o filme como se estivesse fazendo poesia. Filmado em vários estados brasileiros e com imagens de vários lugares do mundo, a fotografia do filme é belíssima e emoldura uma história emocionante, repleta de dramas e histórias de superação dos imigrantes judeus que encontraram no Brasil uma nova terra prometida.

Nesse contexto de lutas e superações que fazem parte da beleza da vida, Osnei de Lima escolheu o poema VIDA, de autoria do poeta rondoniense Augusto Branco para ser declamado em cena apoteótica do filme. ‘Apesar de que o poema VIDA foi escrito nos anos 2000, trata-se de uma obra universal e atemporal, que traz uma mensagem profunda e inspiradora que parece retratar as vidas de cada um de nós e se encaixa perfeitamente na trajetória do povo judeu’, disse Osnei de Lima, acrescentando que pretende desenvolver outros projetos midiáticos com Augusto Branco.

Augusto, por sua vez, disse que ficou feliz e muito honrado com sua obra sendo utilizada nesta obra cinematográfica que certamente, se tornará um clássico do cinema brasileiro, especialmente por retratar um fato histórico importante e que traz uma mensagem muito bonita de fé, de luta e superação. O filme Barão Hirsch já foi completamente filmado e tem lançamento previsto para o mês de março de 2025.

Trailer oficial do filme ‘Barão Hirsch – O judeu de Quatro Irmãos’

Sobre o poeta
Augusto Branco é um poeta brasileiro nascido em Porto Velho-RO. Filho do senhor Raymundo e da dona Rosa, dois ribeirinhos que migraram para a cidade em busca de uma vida melhor para a família, Augusto começou a trabalhar aos 10 anos de idade, ajudando na loja de ferragens dos pais, com os quais aprendeu importantes lições de vida.

Técnico em Contabilidade, Augusto cursou Administração na Universidade Federal de Rondônia e em sua trajetória profissional exerceu das funções mais simples às mais sofisticadas. Foi peixeiro, garçon, vendedor em loja, bancário e servidor público. Hoje o poeta está na presidência do Instituto Agir, cujo objetivo é modernizar a gestão pública com foco em resultados para oferecer melhores serviços à sociedade.

Sua carreira literária é cada vez mais prestigiada. Best seller internacional, Augusto teve seus livros posicionados durante 26 semanas seguidas entre os 10 mais vendidos em Portugal, onde já foi citado até em cena de novela. No Brasil, seus textos foram declamados em especiais de Natal e de Ano Novo da tv Globo pela apresentadora Ana Maria Braga e pelo ator Rodrigo Lombardi. Com sua obra referenciada em mais de 70 livros de outros autores do Brasil e do exterior, Augusto figura entre os poetas mais relevantes do século XXI.

Matérias sobre o filme Barão Hirsch:

https://oglobo.globo.com/kogut/noticia/2022/08/humberto-martins-passa-por-transformacao-para-viver-personagem-historico-em-filme.ghtml

https://auonline.com.br/2023/09/gravacoes-do-filme-barao-hirsch-o-judeu-de-quatro-irmaos-entram-na-reta-final-video.html

https://revistamarieclaire.globo.com/Celebridades/noticia/2021/09/daniela-albuquerque-mostra-caracterizacao-de-epoca-para-seu-primeiro-filme.html

https://www.metropoles.com/colunas/leo-dias/daniela-albuquerque-estreia-no-cinema-no-papel-de-uma-judia

Filme sobre filantropo que salvou mais de 1 milhão de judeus está sendo gravado no Brasil