Governo entrega ventiladores pulmonares de transporte para os municípios de Rondônia

Nesta quarta-feira (12), o Governo de Rondônia, por meio da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), realizou a entrega de 20 ventiladores pulmonares de transporte para 20 municípios, que ajudarão na estabilização de pacientes com insuficiência respiratória decorrente da Covid-19.

“Esses aparelhos serão bem utilizados por esses municípios que ainda não tinham, nós não queremos que as pessoas utilizem esses aparelhos, mas se caso precisem, está a disposição, dando assim uma chance maior do paciente chegar até a unidade para receber os atendimentos mais precisos. Em nome do governador Marcos Rocha, agradecemos toda bancada federal, que tem nos dado apoio, inclusive em repasses de recursos que vieram para o Estado e foram destinados aos municípios”, destacou o secretário adjunto da Sesau, Nélio Santos.

O prefeito do município de Alto Alegre dos Parecis, recebeu o aparelho e destacou a importância desse equipamento no atendimento ao paciente com a Covid-19. “Essa pandemia tem nos preocupado, então esse ventilador pulmonar vem ajudar muito, porque é portátil, colocamos na ambulância podendo transportar nossos pacientes com mais segurança, para que não percamos mais vidas, e essa parceria vem de encontro com o interesse público de todo cidadão, que é salvar vidas”, disse o prefeito Marcos Aurélio.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems) destacou a importância do apoio do Governo do Estado aos municípios. “A gente sofre a cada paciente que vem a óbito, agradeço o apoio da Sesau, que juntos estamos trabalhando no combate dessa pandemia, por exemplo, com a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de insumos, medicamentos e equipamentos. Nem todas as ambulâncias tem respirador, nesse momento é muito importante ter esse equipamento para transportar o paciente com Covid-19 até uma unidade hospitalar. Gostaria de frisar que muitos municípios já tem esses respiradores, por isso vamos fazer um levantamento, para que nenhuma cidade fique desassistida”, disse Vera Lucia Quadros.

Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, por intermédio do Governo de Rondônia e com o apoio da deputada federal Mariana Carvalho. “Em fevereiro quando abrimos a comissão do novo coronavírus, não imaginávamos aonde iríamos chegar e o que íamos passar, e todos os dias noticias de óbitos, que não são números, são pessoas, são amigos, familiares, e por isso venho me dedicando exclusivamente no combate ao novo coronavírus. Nós da bancada federal estamos prontos a ajudar o Estado e municípios, através deles que ajudamos nossa população rondoniense”, destacou a parlamentar.

Os equipamentos, a principio irão para os seguintes municípios: Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira, São Francisco do Guaporé, Rio Crespo, São Felipe D’Oeste, São Miguel do Guaporé, Vale do Paraíso, Castanheiras, Alvorada do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Cacaulândia, Corumbiara, Pimenteiras D’Oeste, Cabixi, Chupinguaia, Novo Horizonte, Presidente Médici, Nova Brasilândia, Parecis e Alto Alegre.

Fonte: Secom

Facebook Comments