Fato inédito, esquerda rondoniense se une contra o bolsonarismo

0
206

PORTO VELHO- O PT e mais seis partidos progressistas de Rondônia fizeram um movimento esta semana que poderá mudar os rumos do estado nos próximos anos. PT, PCdoB, PSOL, Rede, Solidariedade, Cidadania e PSB se reuniram para discutir o futuro de Rondônia, um fato inédito nestas proporções. Nunca tantos partidos progressistas se reuniram em torno de um propósito, tirar o bolsonarismo do poder. Desta feita, o grupo virá forte para enfrentar os candidatos do presidente Bolsonaro, eleger governador, senador e boa parte das bancadas federal e estadual. Presentes ao encontro inédito estavam Anselmo de Jesus (PT), Cleiton Roque (PSB), Daniel Pereira (SOLIDARIEDADE), Leonardo Pereira (REDE), Pantera (PC do B), Pimenta de Rondônia (PSOL) e Vinícius Miguel (CIDADANIA).

Primeiramente, em nível nacional,  Anselmo de Jesus (PT), Cleiton Roque (PSB), Daniel Pereira (SOLIDARIEDADE) e Pantera (PC do B) asseguraram que  atuarão diretamente na campanha do presidente Lula (PT) em Rondônia. Vinícius Miguel (CIDADANIA), Pimenta de Rondônia (PSOL) e Leonardo Pereira (REDE) apesar de serem simpáticos a candidatura de Lula (PT) aguardam definições partidárias no âmbito nacional e estadual; o mesmo ocorre com outras legendas partidárias a exemplo do Partido Verde (PV).

A proposição de uma Frente em Defesa da Democracia nas unidades federativas, em especial, Rondônia é a forma mais efetiva de combater abusos de poder político, econômico, aventuras golpistas e antidemocráticas. Os dirigentes partidários se comprometem assegurar a manutenção do diálogo institucional no intuito de construírem juntos mecanismos de enfrentamento às políticas negacionistas, às Fake News e à intolerância política.

Ficou acordado dentre os dirigentes partidários que um próximo encontro em breve deverá ocorrer na sede do Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Definiu-se com pauta central deste novo encontro a proposição por parte dos partidos de suas estratégias e intenções eleitorais para 2022, além da construção de uma agenda única de mobilização das bases eleitorais, no intuito de alinhar o discurso da militância progressista entorno da campanha presidencial dentro da realidade eleitoral imposta a nível nacional.

Os nomes dos candidatos a governador, senador e a lista de candidatos a deputados federal e estadual estarão na pauta. A construção de uma chapa de consenso e competitiva é um dos objetivos da Frente em Defesa da Democracia.

O governo atual foi eleito sob pautas contra o meio ambiente e contra os povos indígenas. Essa é uma das preocupações do grupo progressista, recuperar as áreas degradadas e incentivar uma economia sustentável, com a preservação do meio ambiente. Portanto, o futuro de Rondônia está nas mãos destes sete partidos.

Fonte: Mais Rondônia