Estudantes reclamam da superlotação e demora do ônibus ‘Campus Unir’ em Porto Velho

0
250

Com o início do ano letivo retornam as reclamações sobre lotação e demora da linha “Campus Unir”, responsável por levar os estudantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) às aulas.

Fotos postadas pelos universitários nas redes sociais mostram paradas lotadas e ainda a situação daqueles que conseguem uma vaga dentro dos ônibus: eles se espremem entre as janelas e portas.

Vários usuários da linha dizem que a situação é um “desrespeito com a classe estudantil”.

Alunos tentando chegar à Universidade Federal de Rondônia no "Campus Unir" — Foto: Reprodução/ Twitter

Alunos tentando chegar à Universidade Federal de Rondônia no “Campus Unir” — Foto: Reprodução/ Twitter

O Centro Acadêmico de Psicologia da Unir divulgou uma nota de repúdio sobre a situação.

“Estudantes vem sofrendo com o descaso e falta de respeito por parte da referida empresa há mais de um ano. Respeitem os estudantes, respeitem a população e respeitem os trabalhadores”, consta na publicação.

O que diz a prefeitura?

Em entrevista ao Bom Dia Amazônia o Secretário Municipal de Trânsito, Nilton Kisner, informou que o Campus Unir é uma linha única que liga o centro de Porto Velho até o Campus José Ribeiro Filho, na BR-364. E conta com quatro ônibus que fazem 56 balões, atendendo cerca 2,7 mil usuários diariamente.

“No segundo semestre do ano passado a reitoria da Unir fez uma alteração do quadro horário, mudando as aulas que eram de 50 minutos para 1 hora. Essa informação alterou a questão do quadro horário, porém até hoje a Secretaria [Municipal de Trânsito] não recebeu nenhuma informação oficial por parte da reitoria da Unir para que pudesse dialogar criando nova alteração”, disse Kisner.

G1 entrou em contato com a assessoria da Unir e, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta sobre o envio da alteração do quadro horário para a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).

A orientação da Semtran é que os alunos entrem no site da prefeitura, onde está expresso o percurso para que possam se adaptar aos horários. O tempo de inter-ônibus (espaço entre a chegada e saída os veículos nas paradas) é de 15 a 20 minutos para o “Campus Unir”.

A Semtran também informou que a situação deve melhorar ainda este ano com a resolução da nova licitação do transporte coletivo de Porto Velho.

Fonte: G1