Durante uma semana, o portal Mais RO lançou a enquete “Se as eleições para prefeito de Porto Velho fossem hoje em qual candidato votaria?”. A enquete foi encerrada às 12 horas desta sexta-feira (14) e contou com 5.278 votos. Ao todo 12 nomes envolvidos com a política da cidade participaram da relação.

O advogado Breno Mendes (Avante) ficou em primeiro. Obteve 1.906 votos, o que corresponde a 36% dos participantes. Em seguida, aparece o atual prefeito Hildon Chaves (PSDB), com 1.505 votos, o equivalente a 29%.

Os outros possíveis pré-candidatos que foram citados na enquete foram: Leo Moraes (Podemos) 442 votos (8%), Samuel Costa (PC do B) 355 votos (7%), Mauro Nazif (PSB) 287 votos (5%), Cristiane Lopes 259 votos (5%), Vinicius Miguel (Cidadania) 182 votos (3%), Ramon Cujui (PT) 153 votos (3%), Eyde Brasil (Aliança-PSL) 83 votos (2%), Fabricius Jurado (DEM) 54 votos (1%), Herminio Coelho (PV) 33 votos (1%) e Pimenta de Rondônia (Psol) 19 votos (0%).

Aos internautas assim como aos participantes, a direção do site ressalta que a enquete teve caráter apenas de sondagem de opinião sem nenhuma utilização de método científico para a sua realização. Portanto, não se trata de uma pesquisa com finalidade eleitoral, muito menos eleitoreira.

Ficam todos cientes que os votos obtidos foram apenas por participação espontânea dos interessados, sem nenhuma interferência dos seus idealizadores.

Quanto aos critérios de votação, a direção do site assegura que cada dispositivo móvel ou computador registrou somente um voto por rede a qual estava conectado.

Obviamente que cada pessoa que faz parte da enquete pediu a amigos e parentes que votassem nela, isso é perfeitamente natural, uma vez que na própria Eleição o pedido de votos é o objetivo principal para que cada candidato tenha sucesso.

Esta foi a primeira enquete realizada pelo portal de notícias envolvendo as eleições de 2020. Semanalmente um novo assunto será abordado junto aos internautas.

Fonte: Mais RO

Facebook Comments