xapuruiO rio Acre acaba de atingir 17,75m, superando a marca de 1997, que era de17,66m. A enchente do rio Acre segue apresentando grandes proporções na altura da capital Rio Branco, ainda em reflexo da chuva que caiu no sul do estado nos últimos dias. A Defesa Civil informou que mais de 5 mil pessoas estão desabrigadas e que pelo menos 22 bairros da capital acriana estão alagados.


A régua mantida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em uma estação telemétrica, indicou nível de 17,75 metros. O nível normal do rio é de 5,12 metros e a cota de alerta de enchente é de 13,60 metros.
Em 1997, o nível do rio Acre atingiu o maior valor até então registrado, de 17,67 metros. Em 2012, o nível marcou a segunda maior enchente já registrada, com 17,64 metros.

oca2“Agora, estamos vivenciando o maior desastre natural de toda nossa história. O povo do Acre, sempre superou as adversidades com muita coragem. Por isso, devemos ajudar os que estão precisando. Vamos superar essa tragédia com muita força e solidariedade”,  disse o governador do Acre, Jorge Viana (PT), pelas redes sociais.

Rondônia ajuda

O governo do estado de Rondônia e a Conab se uniram em socorro aos  irmãos no Acre.
Cerca de duas mil cestas básicas estão sendo transportadas pelo caminhão dos bombeiros, a pedido do  vice governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB).  O novo comandante do corpo de bombeiros, Cel Rodrigues já está finalizando o envio do 1º caminhão.
“Não podemos ficar alheios ao sofrimento do Acre. O governador Confúcio Moura determinou apoio em tudo que for possível.
Estamos trabalhando”, afirmou o Chefe da Casa Civil, Emerson Castro.

Mais RO

Facebook Comments