Em Rondônia, profissionais da saúde, idosos em asilos e indígenas serão vacinados primeiro

0
173
Chegada da primeira remessa de doses de vacina para imunizar população contra a Covid-19 em RO

Rondônia deu a largada à sua campanha de vacinação contra a Covid-19. O avião com a primeira remessa de quase 50 mil doses de vacina para enfrentamento à pandemia em Rondônia pousou na Ala 6 (antiga Base Aérea), na capital, por volta das 10h desta terça-feira (19).

Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em casas de repousos ou asilos e indígenas aldeados receberão as doses.

“Agradeço ao Governo Federal por ter encaminhado as vacinas aqui para nosso Estado”, disse o governador Marco Rocha, ao destacar que poder vacinar os profissionais da Saúde, neste primeiro momento, é um alento.

No entanto, ainda não é o momento de procurar as Unidades de Saúde para se vacinar. O Estado vai até a essas pessoas que precisam ser vacinadas.

Idosos com mais de 75 anos também fazem parte da primeira etapa do Plano de Imunização, mas serão vacinados apenas com a chegada de mais lotes de doses.

“São poucas doses, só para alguns profissionais da saúde, mas teremos para todos, em breve, com fé em Deus”, disse o secretário Fernando Máximo.

A previsão inicial era que 33 mil doses fossem distribuídas para Rondônia, mas o número subiu para 49 mil após a adição de doses que serão destinadas a indígenas.

A imunização acontece em duas doses, com intervalo de 14 dias. Enquanto não acontece a chegada de uma segunda remessa, metade das doses serão guardadas para a segunda aplicação nos primeiros vacinados, conforme a Sesau.

Com isso, cerca de 24,5 mil rondonienses devem ser vacinados inicialmente em Rondônia.

A primeira remessa das doses de vacina que chegou na manhã desta terça-feira, na Base Aérea de Porto Velho,  foi transportada em caminhão frigorífico para a Central Estadual de Rede de Frio, em Porto Velho, e em seguida a distribuição para os polos regionais. Esses, por sua vez, devem fazer a distribuição aos seus municípios de abrangência, fazendo chegar assim aos 52 municípios do Estado.

Fonte: Mais RO