Em pré-campanha, Euma Tourinho visita lideranças indígenas Kaxarari, na Ponta do Abunã

0
253

Ao ser a primeira pré candidata a prefeita de Porto  Velho a visitar aldeia indigena, Euma Tourinho confirma posição progressista do MDB. Recebida pelas lideranças indigenas Kaxarari, na Ponta do Abunã, Euma Tourinho e Fran Kaxarari discutiram melhorias para as comunidades dos povos originários. Entre as demandas, proximidade com a administração municipal, atenção às estradas, onibus escolares e qualificação das unidades de saúde.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e textoOs Kaxarari habitam na fronteira entre Rondônia e Amazonas, nas proximidades da rodovia federal BR-364. Em 1910, viviam nas cabeceiras do igarapé Curequeté, afluente do rio Ituxy, e sua população era estimada em cerca de 2 mil índios. Desta época até o início da década de 1980, os Kaxarari, devido aos violentos ataques de caucheiros peruanos e seringalistas brasileiros e às epidemias, viram-se reduzidos a menos de 200 pessoas.

Os Kaxarari vivem hoje em quatro aldeias, Marmelinho, Barrinha, Paxiúba e Pedreira, todas elas localizadas na Terra Indígena Kaxarari, na fronteira dos estados do Amazonas e Rondônia. A área ocupada pelos Kaxarari é próxima aos municípios de Lábrea, Porto Velho e Extrema, e o acesso por terra se dá pela BR-364 entre Rio Branco e Porto Velho.