Conquistas para Rondônia e o Plenário que me apoia

0
144

POR CONFÚCIO MOURA (*)
Senador pelo MDB-RO, presidente da Comissão de Infraestrutura

Mais uma semana plural em meu mandato por Rondônia, no Senado Federal. Tenho que comemorar. Alcancei perto de R$ 1 bilhão destinados à saúde, educação e infraestrutura para o nosso estado.

Saí de uma produtiva audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e técnicos dessa Pasta. Em pauta, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para assegurar os recursos necessários de infraestrutura, especialmente a malha rodoviária e a ponte de Guajará-Mirim. Grandes avanços virão!

Reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

No País que acumulou 22 mil obras paradas (dados do TCU) durante o governo federal anterior, o olhar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Rondônia há de ser bem avaliado pelas pessoas.

A recuperação da BR-364 significa mais estrutura para todo o estado. Está melhorando e tem obras à frente. O motorista de direita vai dirigir pela BR-364 recuperada. O motorista de esquerda vai dirigir pela BR-364 recuperada. O motorista de centro vai dirigir pela BR-364 recuperada.

Recebi em meu gabinete Valtinho Canuto, vereador em Porto Velho, defensor dos pescadores. O pai dele, o velho Canuto, foi três vezes vereador da capital, e o filho seguiu o mesmo caminho de atenção aos companheiros pescadores da região do Baixo Madeira. Estudamos o enfrentamento à seca iminente com ajuda direta às famílias que fazem existir o setor pesqueiro.

Temos discutido muito sobre política, porém, pouco avançamos em soluções para as pessoas. Essa discussão leva a alguma solução? Ajuda alguém, ou é somente mais uma discussão à toa? Podemos focar no que realmente importa.

O plenário das Comissões do Senado Federal garante a aprovação do meu Projeto de Lei 858/2024, criando o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS) para impulsionar grandes investimentos em educação, saúde e segurança pública. Sou grato pelo apoio de todos.

Primeiro Fórum de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazônia Legal.

No 1º Fórum Parlamentar da Amazônia, do qual participei esta semana, vibrei com a fala da ministra da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Ela tem impulsionado três rotas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), todas elas apropriadas à elevação de nossas exportações, nunca alcançados.

Vejo que o nosso olhar se voltará para o Oriente, maior porção do mercado global. Falo da China e da Índia, com 2,7 bilhões de consumidores. Esta é a nova e promissora realidade para nós da Amazônia.

Abraço a todos e um final de semana feliz.

(*) CONFÚCIO MOURA é senador pelo MDB-RO, presidente da Comissão de Infraestrutura