Em encontro em Ji-Paraná, PT de Rondônia decide se será bolsonarista

0
333
A deputada estadual Cláudia de Jesus prestou conta de sua atuação em prol do governo Marcos Rocha

JI-PARANÁ-O PT de Rondônia está rachado e uma rebelião pode acontecer a qualquer momento. Ocorreu hoje em Ji-Paraná uma reunião extraordinária para decidir se o partido de Lula em Rondônia poderia se aliar e caminhar junto com o governo comandado pelo bolsonarista Marcos Rocha (União Brasil). Um despautério.

Foi colocado em votação sobre o alinhamento do PT em relação ao governo estadual. A ex-senadora Fátima Cleide não pode participar do evento, pois estava em missão do governo federal na Paraíba. A turma do PT contrária ao alinhamento,  ficou isolada no encontro.  “Nossa proposta de resolução definindo oposição ao governo perdeu por dois votos de diferença, mas a somatório dos credenciamentos e o número de votantes não batia, e o Anselmo tratorou e não fez a recontagem dos votos e encerrou o encontro. Típico de quem sabe que perdeu”, disse uma petista contrariada com o resultado, temendo ser obrigada a fazer arminha.

O proposta do presidente do diretório  municipal do PT de Porto Velho, Israel  Trindade,  defendeu que não se decidisse nada até março de 2024. Venceu a proposta dele.

Em 15 de novembro, a deputada esteve com o governador e elogiou suas ações

A bem da verdade, o PT ligado ao presidente Anselmo de Jesus já vem se aliando ao governo bolsonarista há muito tempo. Segundo uma fonte do site, “o problema é a postura da deputada (Cláudia de Jesus, filha de Anselmo) na Assembleia Legislativa que vota tudo a favor do governo em troca da liberação de suas emendas”.

Até março o debate de tomar uma decisão definitiva em relação ao governo continua. Ou seja tal posição libera a deputada votar de acordo com suas conveniências principalmente na pauta extraordinária.

Após essa treta,  “muita gente do PT não está satisfeita e pode haver muita rebeldia”.

Nas redes socias, a Secretaria Geral do PT publicou apenas que houve um encontro, e que a deputada estadual prestou contas de sua atuação na Assembleia. Nada sobre o conteúdo da reunião. “O encontro reuniu lideranças e dirigentes partidário de todo o estado.
A deputada Cláudia de Jesus realizou uma prestação de contas de todas as suas ações no parlamento estadual. O Presidente Anselmo de Jesus conduziu o evento e deu oportunidade de fala a todos os presentes. Presidentes dos diretórios municipais recém empossados contribuíram com o debate e prestigiaram a oportunidade de colaborar com as decisões em âmbito estadual”. 

A explicação para a possibilidade desta adesão é que Rondônia é majoritariamente bolsonarista. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com 70,6% dos votos válidos, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 29,39%, no estado de Rondônia nas últimas eleições.