Em desespero, produtores de leite de RO ameaçam parar entrega aos laticínios se preço não melhorar

0
377
Foto: Arquivo

Sabemos que este é um momento importante do mercado do leite, com a perca nos preços Em virtude disso, um grupo de produtores de leite do Estado de Rondônia, em contato com o site Mais RO, informou que vem buscando de maneira incessante meios de conseguir melhor valorização do seu produto juntos aos laticínios, sem obter êxito.

“Infelizmente estamos tento uma interrupção nos valores que estavam sendo pagos pelos laticínios aos produtores, onde esse mês foi pago media de 0,86 centavos o litro, inclusive vindo ao rodapé das notas, que para o próximo mês será pago valor de 0,65 centavos”, disse um representante dos produtores que não quis se identificar com medo de represália.

De acordo com os produtores, caso não haja nenhuma resposta dos laticínios quanto a essas definições, no próximo dia 15 todos os produtores deverão paralisar, por tempo indeterminado, a entrega de leites aos laticínios em todo Estado.

A alegação dos laticínios seria o baixo consumo devido ao Covid19, um tanto estranho para os produtores, pois todos estão isolados em casa, inclusive as crianças que mais consomem, e estão fora da escola.

Dessa forma os produtores rurais informaram que através de grupos de watsapp se reuniram e decidiram que;

  • Será dado um prazo de 10 dias aos Laticínios para que apresente uma proposta para pagamento do valor de R$1,45 o litro de leite ao produtor. Independente da região em que ele se encontra.
  • Contrato para compra desse leite, com variação conforme aumento nas prateleiras, caso aja aumento subir a mesma proporção para aos produtos, em caso de queda do valor nas prateleiras devemos respeitar essa redução.
  • Pagamento real no quinto dia útil de cada mês. Ou seja, fecharam 30 dias o relatório do produtor no quinto dia do mês subsequente, depositar o pagamento dos produtores.
  • Caso não aja nenhuma resposta dos laticínios quanto a essas definições. No dia 15 de Maio todos os produtores , deverão liberar suas vacas . E paralisar por tempo indeterminado a entrega de leites aos laticínios.

LEIA MAIS

Lazinho da Fetagro propõe uso do PROLEITE para compra de leite da agricultura familiar

Deputado Laerte afirma que ALE deve tomar medidas contra laticínios

Lazinho da Fetagro quer proibição aos laticínios de ampliação do prazo para pagamento do leite aos produtores

 

Fonte: Mais RO