Dois deputados federais mudaram, mas na ALE a troca de partido foi intensa

0
279
Reprodução infográfico G1

BRASÍLIA- Dois deputados federais de Rondônia trocaram de partidos. Coronel Chrisóstomo do União Brasil foi para o PL de Bolsonaro e Marcos Rogério. Sílvia Cristina deixou o PDT de Ciro Gomes e Acir Gurgacz e se mudou de mala e cuia para o PL de Bolsonaro e Marcos Rogério. O União Brasil foi o que mais perdeu, com 33 deputados que mudaram para o PL de Bolsonaro. O PT ganhou três deputados. Veja abaixo a atual composição da Câmara dos Deputados. O Centrão bolsonarista se fortalecendo.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A mudança de Chrisóstomo não causou nenhuma reação, já que ele saiu de um partido de direita para outro da mesma orientação ideológica. Mas, a mudança da deputada Silvia Cristina, negra e da Frente Parlamentar LGBT da Câmara dos Deputados, de um partido que defende as minorias para uma legenda que abomina ideologia de gênero e onde está o pior presidente da história para a população negra e pobre, foi uma repercussão negativa em todos os recantos de Rondônia.

Uma mudança, digamos assim, tão radical quanto a de Silvia Cristina (PL) não se concretizou. A deputada federal Mariana Carvalho permanece no PSDB mesmo, apesar de ter tentado até o finalzinho do segundo tempo entrar no PL.

Na Assembleia Legislativa as mudanças foram mais amplas. Vários deputados mudaram de partido, a maioria para o PL, União Brasil, PSB e Podemos. O PT ficou sem representação com a saída de Lazinho da Fetagro para o PSB. Com as mudanças, assim ficou a composição da ALE-RO:

1. PODEMOS – 19
Alan Queiroz
Cássia Muleta
Dr. Neidson

2. PL – 22
Ribamar Araújo
Jean Mendonça
Eyder Brasil

3. PSB – 40
Ismael Crispim
Chiquinho da Emater
Lazinho da Fetagro

4. União Brasil – 44
Lebrão
Rosangela Donadon
Ezequiel Neiva
Cirone Deiró

Adelino Folador

5. REPUBLICANOS
Alex Redano
Alex Silva
Anderson Pereira

6. PSC – 20
Geraldo da Rondônia
Luizinho Goebel

7. Avante – 70
Jair Montes

8. MDB – 15
Jean Oliveira

9. PATRIOTA – 51
Marcelo Cruz

10. PSD
Laerte Gomes

11. PSDB
Jhony Paixão

Fonte: Mais Rondônia