Daniel Pereira propõe implantar educação empreendedora, recuperar fontes de água e incentivar pesca esportiva; veja entrevista

0
268

Daniel Pereira, candidato pelo Solidariedade ao Governo de Rondônia, abriu nesta terça-feira (13) a série de entrevistas do Jornal de Rondônia 1ª Edição (JRO1). Ele disse que pretende implantar educação empreendedora e financeira em toda a rede estadual.

O candidato também afirmou que, se for eleito, vai:

– Digitalizar a vida médica de todos os cidadãos para facilitar o atendimento nas unidades de saúde,

– Fazer um programa de recuperação de fontes de água, e

– Fazer do estado de Rondônia o maior corredor de pesca esportiva do planeta.

 

Clique aqui e veja a entrevista

Saúde

Daniel Pereira foi questionado sobre como pretende fazer a regionalização da saúde no estado e citou que dará continuidade “ao trabalho que já vinha sendo feito” como ponto de partida. A fala faz referência ao período em que ele passou do cago de vice-governador do estado de Rondônia para assumir a vaga de governador deixada por Confúcio Moura.

“Eu pretendo fazer algo que é da minha natureza, que é uma parceria muito forte com as prefeituras para que a gente possa fazer um trabalho de prevenção. A maior parte dos problemas de saúde você age preventivamente, por exemplo, no nosso período de governo em 2017 e 2018 todos os nossos municípios bateram meta de vacinação”, disse.

“Uma outra ação que eu quero fazer é aproveitar a era digital e colocar os 100% dos usuários do Sistema Único de Saúde cadastrados, para que quando um paciente chegue no hospital o médico não tenha que ficar perguntando ‘quem ele é?’, ‘de onde vem?’, ‘qual o histórico médico hospitalar dele?’, porque essas informações já vão estar todas disponíveis no SUS. Vamos ser o primeiro estado da Amazônia a digitalizar a vida médica, a vida clínica de todos os nossos cidadãos, para facilitar o atendimento”.

Esporte

Quando perguntado sobre as intenções na área esportiva, Daniel Pereira disse que o primeiro trabalho será fortalecer o esporte como atividade educacional nas escolas. O candidato também falou sobre o fortalecimento da pesca esportiva.

“Quando eu estava vice-governador, ajudamos a construir o projeto que hoje o estado desenvolve com alguns municípios com pesca esportiva. Temos um potencial muito grande, mas não podemos esquecer que ficamos no meio de um grande bioma que é o pantanal e de outro bioma que é a Amazônia. E temos o Rio Guaporé, Mamoré e o Rio Madeira que ligam esses processos. Então a nossa ideia é fazer do estado de Rondônia o maior corredor de pesca esportiva do planeta”.

Cultura

Com relação a cultura, o candidato disse que vai trabalhar para que ela seja resgatada com a ajuda de um plano estadual de turismo.

“Temos uma História muito rica e multifacetada porque temos gente de praticamente todos os estados do Brasil, mas antes, a gente tem que lembrar que temos herança de pelo menos 50 países diferentes por causa da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Então essa questão da cultura vai estar casada em um plano estadual de turismo. Nós vamos fazer um grande plano estadual de turismo aproveitando o nosso patrimônio histórico, cultural e natural”.

Meio ambiente

Daniel Pereira também defendeu a necessidade de um equilíbrio ambiental no estado de Rondônia.

“Nós não podemos perder de perspectiva que a água é um recurso finito. Vamos fazer um processo educacional e fazer o maior programa de recuperação de fontes de água que esse país já viu. Vamos fazer isso de forma muito simples: vamos pegar três técnicos de cada prefeitura, dos 52 municípios, vamos fazer uma oficina de uma semana e em 30 dias temos gente esparramada pelo estado ajudando na recuperação dessas fontes”.

“A nossa agropecuária não consegue sobreviver se não tiver água em quantidade e qualidade. A gente precisa também da água para outros processos de produção, como por exemplo, o nosso café de Rondônia que é hoje um case internacional de sucesso vindo de uma parceria do Sebrae com o governo do Estado em um período que Confúcio foi governador e eu vice. Ele é feito porque é irrigado. E como fazer irrigação se não tiver as fontes de água protegidas?”.

Educação

O candidato também foi questionado sobre os projetos para a educação na área rural do estado de Rondônia.

“Eu sou professor desde os 17 anos, como professor rural. Se você for ao município de Cerejeiras (RO) ele está entre os que têm os melhores índices de desenvolvimento de educação básica do estado e eu ajudei a construir isso como vereador há 30 anos. Então a gente tem experiência acumulada para trabalhar”.

“A gente pretende implantar educação empreendedora em toda a rede estadual, educação financeira em toda a rede estadual, pretendemos pegar as escolas públicas nos finais de semana e fazer parcerias com o sistema Fiero, com Fecomércio, com a Federação da Agricultura para implantar a educação profissionalizante para que a gente possa aproveitar todos os nossos potenciais. E eu pretendo fazer também um trabalho de capacitação no gerenciamento educacional”, disse.

Considerações finais

Em suas considerações finais, que tem o tempo de um minuto para todos os entrevistados, Daniel Pereira pediu votos à população.

“Quero agradecer essa oportunidade e pedir voto para mim e para o meu companheiro Anselmo, são 30 anos de parceria. Não é um casamento de conveniência político partidária de momento. Estamos pedindo voto para que a gente possa trabalhar com o presidente Lula que foi um grande presidente, o cara que mais construiu no estado: duas usinas, Ifro, projeto Luz Para Todos, mais de 25 mil moradias no estado de Rondônia… para que a gente possa voltar a fazer isso juntos”, disse.