Confúcio Moura destaca trabalho de igrejas e instituições que atuam no atendimento a dependentes químicos

0
886

alcoolA semana de enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas foi aberta oficialmente na noite de segunda-feira (22) no auditório da Unopar, em Porto Velho. O evento conta com a participação de palestrantes renomados. A primeira palestra foi ministrada pelo médico especialista em psiquiatria infantil e da adolescência escritor Gustavo Teixeira, autor do Manual Antidrogas. Ele afirmou que o Brasil tem mais de cinco milhões de jovens, a partir dos 16 anos, com transtornos por uso de substância química.

Durante a abertura da semana de enfrentamento às drogas, várias autoridades fizeram uso da palavra. O secretário de Prevenção Social à Violência do Estado de Alagoas, Jardel Aderico, defende políticas mais flexíveis para tratar o dependente químico. O representante do Ministério Público Estadual, Amadeu Sikorski Filho, defende a importância da punição como forma de combater o tráfico de drogas e, consequentemente, o aumento do consumo. Ele chegou a citar a polêmica frase, que está na boca da sociedade e das instituições de repressão, “a polícia prende e a Justiça solta”.

O governador Confúcio Moura começou dizendo que, “se fosse fácil combater ou enfrentar as drogas não estaríamos aqui”; e afirmou que quem sempre cuidou e continua cuidando dos dependentes químicos são as igrejas e outras poucas entidades que fazem o acolhimento dessas pessoas.  “Não estamos aqui para substituir essas instituições que fazem um trabalho maravilhoso de recuperação dessas pessoas, mas para auxiliar, para ajudar nesse trabalho”, completou o governador.

O superintendente estadual da Promoção da Paz, Thiago Leite Flores, destacou a importância do trabalho transversal que o governo do Estado tem feito no combate às drogas. E agradeceu ao governador Confúcio Moura que em sua administração prioriza as pessoas e, nesse contexto, está a prevenção, sem esquecer o tratamento para os dependentes químicos. Thiago Flores também agradeceu aos secretários da Saúde, Williames Pimentel; e da Educação, Fátima Gavioli, pela parceria na realização dos trabalhos.

PROGRAMAÇÃO/PALESTRAS

Mesa 1 – Drogas: Contexto Político e Social

Mediador: Superintendente Sepaz/RO Thiago Flores

Terça-feira – 23/06 – local: Auditório Unopar

8h as 9h

– Palestra Dr. Ronaldo Laranjeira

Médico psiquiatra, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo.

9h às 10h

– Palestra Cloves Benevides

Presidente Nacional do Fórum de Gestores da Política sobre Drogas

10h às 11h

– Palestra Dênis Petuco

Cientista social; pesquisador Fiocruz, mestre em educação, doutor em ciências sociais na UFJF; é redutor de danos e consultor autônomo sobre drogas, educação e saúde.

11h às 12

– Questionamentos

Mesa 2 – Prevenção na Escola e Comunidade

Mediador: Enfª mestre em Educação Cetas/RO Angelita Mendes

14h às 15h

– Palestra Sâmia Abreu

Psicóloga da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Ministério da Saúde.

15h às 16h

– Palestra Roberlayne Roballo

Secretaria Municipal de Educação de Curitiba/PR.

16h às 17h

– Palestra Márcio Batista

Vice-prefeito e secretário municipal de Educação de Rio Branco/AC.

17h as 17h30

Questionamentos

17h30 às 18h

Intervalo

18h às 19h

Vivência Dr Adalberto Barreto

PhD; professor da UFC, doutor em psiquiatria pela Universidade René Descartes – Paris; Coordenadora dos projetos de terapia comunitária.

Quarta-feira – 24/06 – local: Auditório Unopar

Mesa 3 – Rede de Atenção à Dependência Química

Mediadora: médica do CAPS AD e pós-graduação latu senso em psiquiatria e dependência química Drª, Brysa Soares Vergotti.

08 as 09h

– Palestra Dr. Thiago Fidalgo

PhD; psiquiatra do departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do setor de adultos do programa de orientação da escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.

09h as 09h30

Questionamentos

09h30 às 11h

– Rede de Prevenção e Assistência Local

11h30 às 12h

Questionamentos

Encerramento.

25 e 26/06 – Quinta e sexta-feira

– Mobilização Social

Abordagens públicas (blitz educativa, pit stop), entrevistas nas emissoras de TV e rádio.

27/06 – Sábado

Encerramento – Praça Aluízio Ferreira

Diversas atividades recreativas.

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ésio Mendes
Decom – Governo de Rondônia