Compositor Ernesto Melo é reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre da Cultura Popular

0
823

A premiação é um reconhecimento do trabalho de Ernesto Melo em prol do resgate e preservação de cultura popular portovelhense

Ministério da Cultura divulgou o resultado da 6ª edição do Prêmio Culturas Popularesque é a maior premiação da cultura popular brasileira, um reconhecimento da importância das tradições culturais e daqueles que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões do BrasilO sambista e compositor Ernesto Melo foi premiado como Mestre da Cultura Popular.

Ernesto Melo participou da 6ª edição do Prêmio Culturas Populares com o “Projeto Cultural Ernesto Melo, o Poeta da Cidade”que foi elaborado pelo técnico Judilson Dias, no segmento Samba. A premiação é um reconhecimento do trabalho de Ernesto Melo em prol do resgate e preservação de cultura popular portovelhense.

Mestre da Cultura Popular é o mesmo título que possuem Vitalino, artesão ceramista com seus bonecos de barro; Lia de Itamaracá, dançarina, compositora e cantora de Ciranda brasileira; e Selma do Côco, cantora e compositora do côco pernambucano, dentre outros mestres.

Ilustrar, resgatar, produzir, preservar e transmitir a cultura popular é o papel principal que os Mestres da Cultura desempenham há décadas, principalmente nas veredas do interior deste Brasil. O Prêmio Culturas Populares reconhece pessoas, grupos ou comunidades que realizam com maestria o trabalho de permear as tradições culturais que nasceram e se firmaram de forma espontânea nos Estados. Eles são os chamados “Tesouros Vivos da Cultura”.

A seleção dos premiados foi conduzida por uma comissão composta por 30 membros: 15 servidores públicos e 15 membros da sociedade civil. Os critérios de seleção incluíram o grau de intercâmbio de saberes e fazeres da cultura popular que tenham proporcionado aprendizado entre diferentes gerações, a relevância e a contribuição sociocultural das práticas nas comunidades em que são desenvolvidas, a capacidade de perpetuação e preservação dessas atividades tradicionais, gerando emprego e renda, entre outros.