Como saber o momento certo para trocar de computador?

0
482
Ficar alerta aos diversos sinais que a máquina dá é a melhor forma de deduzir o fim da sua vida útil

Todo dispositivo eletrônico possui prazo de validade, e, quanto mais tempo passar, pior ficará o seu desempenho. Isso não é apenas um indício de que aquela máquina está ultrapassada, mas também é um lembrete de que a vida útil daquele produto está chegando ao fim. Com os computadores, não é diferente, então é necessário se atentar aos seus diversos sinais.

É claro que, se tratando de durabilidade, existem muitos fatores que podem interferir. Além da vida útil do computador, que vai se degradando com o passar do tempo, o estado de conservação também tem um grande peso. Sendo assim, dispositivos que não foram bem-cuidados ou que não tiveram nenhuma manutenção durante seu tempo em atividade tendem a quebrar mais rápido.

O primeiro indício de que o computador está ficando velho é a lentidão e os travamentos constantes. Quanto mais tempo passar, maior a tendência de sua usabilidade ser mais impactada. O dispositivo costuma demorar para ligar e, aos poucos, para de receber atualizações de sistema. Devido a suas especificações técnicas, acaba sendo impossível instalar um sistema operacional mais recente.

Outros sinais da necessidade de troca podem incluir um barulho alto vindo do ventilador (cooler) da máquina e pouco espaço de armazenamento, o que também colabora com a lentidão e performance do sistema. Por mais que se exclua diversos arquivos para liberar espaço, a tendência é que o desempenho continue insatisfatório, pois é um problema relacionado à vida útil do computador.

Todos esses padrões costumam reforçar a necessidade de adquirir um computador novo, por mais que a máquina esteja bem conservada. Mesmo formatando o sistema e começando do zero, não será possível manter um bom desempenho por muito tempo, pois tudo isso é apenas uma consequência do hardware ultrapassado.

A boa notícia é que, devido ao rápido avanço da tecnologia e das mais diversas especificações técnicas disponíveis no mercado, é possível encontrar computadores e notebooks por diversos preços e para todas as necessidades. Na hora de escolher um substituto, é importante avaliar as principais finalidades do dispositivo no dia a dia, pois é isso que definirá as configurações adequadas.

Quem utiliza o computador apenas para navegar na internet ou estudar pode investir em máquinas mais simples. Já aqueles que desejam trabalhar ou jogar precisarão encontrar um setup mais potente, que conte com um processador mais avançado e uma boa placa de vídeo.

Com isso em mente, é possível definir as principais prioridades e sanar a dúvida de como comprar um notebook mais barato e dentro do orçamento disponível.