Comissão atesta irregularidades em repasses federais a entidades rurais de Rondônia

0
588
Segundo Valdir Colatto, os relatórios da auditoria do TCU identificaram diversas irregularidades
Segundo Valdir Colatto, os relatórios da auditoria do TCU identificaram diversas irregularidades
Segundo Valdir Colatto, os relatórios da auditoria do TCU identificaram diversas irregularidades

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados atestou irregularidades em repasses de recursos federais às contas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Rondônia (Senar/RO) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) no período entre 2003 e 2013.

A comissão aprovou o relatório final do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) àProposta de Fiscalização e Controle (PFC)119/13, apresentada pelo ex-deputado Moreira Mendes. O relatório conclui pelo descumprimento reiterado de normas estabelecidas pela legislação vigente que regulamenta os repasses de recursos por meio de contratos e convênios. Além disso, determina o encaminhamento das conclusões da investigação aos ministérios da Justiça e do Planejamento, Orçamento e Gestão, que teriam vinculação com as questões tratadas.

O relator destaca que o Ministério do Planejamento é o responsável pela destinação de recursos públicos e distribuição de verbas destinadas ao desenvolvimento e ao estímulo de práticas empreendedoras dos trabalhadores rurais. No caso do encaminhamento ao Ministério da Justiça, o objetivo é permitir que o Departamento de Polícia Federal, órgão subordinado ao MJ, caso assim entenda, adote as medidas necessárias relativas à abertura do devido inquérito policial.

Relatório prévio
O relatório prévio aprovado na comissão em agosto de 2013, apresentado pelo ex-deputado Carlos Magno, pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) executasse a fiscalização por meio de auditoria sobre os convênios, acordos e contratos firmados pela União com o Senar/RO e a Faperon nos exercícios de 2003 a 2013.

Conforme o relatório final do deputado Valdir Colatto, “os relatórios da auditoria do TCU identificaram diversas irregularidades, resultando em tomada de contas especial em decorrência de eventual débito estimado em cerca de R$ 335 mil”.

“Outras irregularidades apontadas pelos auditores deverão ser esclarecidas pelos responsáveis, podendo resultar em multa por ato praticado com grave infração à norma legal ou regulamentar”, acrescenta o relator.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcia Becker