Coluna Zona Franca, por Roberto Kuppê

0
404

Governo laico

No poder há mais de 50 dias, o presidente Lula (PT) ainda não se reuniu oficialmente com nenhum pastor evangélico, de acordo com a agenda oficial da presidência. Na verdade, Lula não recebeu oficialmente nenhum representante de qualquer religião, embora esteja seguindo uma agenda de trabalho intensa, que envolve reuniões constantes com ministros, viagens internacionais para reuniões com presidentes de outros países, além de encontros com parlamentares de sua base aliada. Governo laico é assim.

Detran/RO

Léo Moraes diz que coronel governador Marcos Rocha é um 'ser desprezível, hipócrita e desqualificado' | Tudo Rondônia - Independente!O direção geral do Detran de Rondônia é a menina dos olhos de muitos políticos. Já “pertenceu” ao Mário Calixto que indicou o irmão Maurício (ambos falecidos) para a direção geral. Depois caiu nas mãos do clã “Miséria”, para finalmente, ficar no poder da família Cassol por alguns bons anos. Agora, a briga pelo órgão está feia. Requisitado pelo ex-deputado e candidato ao governo derrotado, Léo Moraes (Podemos), há resistências dentro do governo Marcos Rocha. Teria recebido um “não”, segundo bastidores.

Detran/RO 2

Léo Moraes “bateu”  doído em Marcos Rocha, durante o primeiro turno da  campanha de 2022. Chegou até a dizer que o governador era um “ser desprezível, hipócrita e desqualificado”. No segundo turno, porém, teve que apoiar Rocha, mas não foi recebido como gostaria, com festa. A resistência ao nome de Moraes para o Detran teria a ver com as sucessões municipal (PVH) em 2024 e estadual, em 2026. O super poderoso Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, é quem dá as cartas nesse sentido. A coluna tentou contato com o ex-deputado, mas, ele não deu retorno.

Hildon, o retorno

Parece que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, atualmente no União Brasil de Marcos Rocha, deverá voltar ao ninho tucano. Segundo fontes, ele não teria passado pela porta blindada no Palácio Rio Madeira. HC é candidatíssimo ao governo de Rondônia em 2026, mas, porém, o nome dele não estaria na lista de preferência palaciana.

Jeito PT

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) afirma que irá conduzir seu mandato de forma participativa, garantindo que as portas do seu gabinete estará aberta a todos os segmentos da sociedade. O termo “participação popular” é marca registrada do jeito PT de atuar. No caso de Cláudia, a simpatia também vai fazer parte do mandato dela. Falando nisso, ela é cotada para a prefeitura de Ji-Paraná, em 2024. Se fechar com Jesualdo Pires (PSB) é vitória na certa.

 

O canto da serpente

Quem é quem na operação Canto da Serpente que revelou consórcio da droga em Guajará-Mirim, RO | Rondônia | G1Quase 30 pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa, de Guajará-Mirim (RO), foram denunciadas na Justiça através de uma ação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Os suspeitos denunciados fazem parte de uma quadrilha que tinha um organograma do consórcio de droga e esquema de lavagem de dinheiro. Um dos alvos dessa operação em Guajará-Mirim foi a cantora gospel Cinthya Melo. Ela foi apontada como uma das responsáveis pela célula que fazia a lavagem dos capitais vindos do tráfico. Outro que fazia a mesma função era Alef Heron.

O canto da serpente 2

Segundo as investigações da Polícia Federal, os traficantes se uniram e criaram um1 consórcio da droga para dividir lucros e prejuízos. Esse consórcio, de acordo com a PF, era gerenciado por três traficantes. O chefe foi identificado pela PF como Cláudio Pereira Magalhães, conhecido como Don Papito. As informações são do G1.

Prefeito desarmado

Vaca louca

Um caso isolado da ‘doença da vaca louca’ – nome comumente dado à Encefalopatia Espongiforme Bovina – foi confirmado nesta quarta-feira, 22, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). O caso no Pará afeta as exportações de Rondônia, mesmo não tendo nada a ver com o caso que foi caracterizado como isolado.

Boa notícia

A boa notícia, porém, é que o autoembargo para a carne bovina deve refletir no preço da arroba, que tende a cair enquanto houver a paralisação da venda externa. O preço da picanha vai cair mais ainda em todo o Brasil.

Unicef Vacina

Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com o Instituto Peabiru lançou, em janeiro, campanha de incentivo à vacinação indígena, a “Vacina, parentinho!”. A iniciativa conta com a participação de lideranças e organizações indígenas e outros parceiros que estão unidos para aumentar a adesão e as coberturas vacinais dentro dos territórios tradicionais.

Unicef Vacina 2

 

Com a desinformação provocada pelas fake news, ainda há resistência ao uso dos imunizantes nas aldeias. Por isso, vídeos, cards e spots de rádio foram criados para explicar a importância das vacinas e a necessidade de seu uso, impedindo o avanço de doenças graves nas comunidades tradicionais.  Patrícia Guajajara integra a Rede de Jovens Comunicadores na Amazônia. A indígena mora na aldeia Xupé, na Terra Indígena Araribóia, no município de Amarante, no Maranhão. Ela conhece bem o impacto negativo das fake news nas aldeias. Foi com muito diálogo que sensibilizou e desconstruiu notícias falsas sobre as vacinas. “Quando a gente ama uma pessoa, a gente fala de coisas boas para ela. A vacina é uma coisa boa, por isso falamos dela para os nossos parentes”.

Informações para a coluna: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.