Coluna Zona Franca

0
221

Impacto ambiental

Vista aérea do rio Marmelos, na TI Tenharim Marmelos, cuja cabeceira está localizada próxima à barragem no rio Machado – Eduardo Passaro/IIEB

Em tempos de tragédia no Rio Grande do Sul é de bom tom evitar no presente erros que impactarão no futuro. E há erros que podem ser evitados. Entre decisões judiciais e denúncias, o projeto da Usina Hidrelétrica (UHE) Tabajara segue de pé. A previsão de um reservatório de 97 km² sobre o rio Machado, em Machadinho d’Oeste, Rondônia, irá afetar, segundo análise da InfoAmazonia, sete áreas com registros de presença de grupos indígenas isolados.

Impacto ambiental 2

Após uma série de relatórios, laudos e denúncias sobre a usina (leia mais em ‘Estudo de impacto rejeitado’), duas decisões judiciais são base para a análise. Em 2022: o MPF e o MPE-RO abriram uma ação civil pública e, com base nela, a Justiça Federal determinou que sete terras indígenas fossem incluídas nos estudos de impacto da hidrelétrica, além da Tenharim Marmelos. São as seguintes TIs: Jiahui e Pirahã (ambos povos de recente contato); Tenharim Rio Sepoti; Tenharim do Igarapé Preto; e Ipixuna e Nove de Janeiro, onde vivem os Parintintim; e a Igarapé Lourdes, onde vivem os Arara e Gavião.

Impacto ambiental 3

Em 2023: a Justiça Federal voltou ao assunto e determinou a realização de novos estudos de impacto ambiental contemplando os 8 territórios (a Tenharim Marmelos + os 7 novos exigidos na decisão de 2022), e com uma avaliação integrada de impactos por parte da Funai na porção sul da TI Tenharim Marmelos, devido aos indícios da presença de povos isolados, sendo que essa região está a cerca de 200 metros do reservatório.

Nem a antropologia explica

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "DOJOGO pxo CRAQUE CRAQUE @PATOARREPENDIDO Ricardo Pereira @ricardope Primeiro que não tem tem ninguém mais preparado na política brasileira que Fernando Haddad. Segundo que sem subir o tom, nem perder a calma, ele também tritura extremistas de direita como fez hoje."Ontem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve que se adptar ao nível dos parlamentares (quinta série) que o inquiriram na Câmara dos Deputados. Foi elegante ao tratar com deputados do nível de Abilio Brunini (PL-MT) que chamou Haddad de “negacionista da economia”. O ministro respondeu: “O senhor me chamou de negacionista? Eu defendi a vacina o tempo todo. A Terra é redonda o tempo todo. E vocês negam. Vocês negam que a vacina previne. Vocês negam essas coisas”, disse Haddad, que afirmou que não ouvir ninguém é uma prática do “bolsonarismo”.

Impressionante

Em meio a crise por falta de articulação política, Lula recebe Lira no Alvorada – Noticias R7É impressionante o quanto que oposição ao governo Lula é nefasta e só destrói em vez de construir. A Câmara, leia-se Arthur Lira (PP-L), está passando a boiada, aprovando os projetos mais esdrúxulos, como que para deixar Lula irritado e se revoltar. Lira continua, irresponsavelmente, agindo para desestabilizar o governo Lula. Não se iludam. Lira vai sugar ao máxino de Lula e depois vai jogá-lo os leões.

Vacinação em Escolas Públicas

Enquanto em Rondônia o negacionismo impera, o Senado aprovou na terça-feira (21) um projeto de lei que cria o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas. O programa determina que a cada ano, após o início da campanha de vacinação contra a gripe, as equipes de saúde locais irão às escolas públicas para vacinar as crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, oferecendo as vacinas previstas para cada idade.

Cívico militar

A socos, pontapés e prisões de estudantes, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto sobre o Programa Escola Cívico-Militar em São Paulo. Belo exemplo de civismo, militares deitando a borracha em estudantes.

Eleições 2024

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "PORA RONDÔNIA Rural INTERNACIONAL uralShow Show AGRICULTUR DA DAAMAJA AMAJA"O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) ainda não se decidiu se sai candidato  prefeito pela terceira vez, mas emite sinais. Durante a abertura da Ronônia Rural Show ele exlatou a criação da feira, que teve o apoio dele. Como todos sabem, a feira teve início no governo Confúcio Moura e Ji-Paraná se tornou vitrine do agronegócio de Rondônia. Se Ji-Paraná quiser, terá um prefeito de verdade, honesto e trabalhador. A RRS é uma feira de agronegócios anual  que promove agricultura, pecuária, tecnologia rural e produtos relacionados. Seus objetivos incluem o desenvolvimento rural, estímulo ao agronegócio e proporcionar um ambiente para agricultores, empresas do setor e o público em geral se reunirem, aprenderem sobre inovações e realizarem negócios.

Eleições 2024/Pesquisa

Circula uma pesquisa que não contém o nome do Léo Moraes (Podemos). “Ah, mas ele não é candidato”. Sorry, ninguém é candidato. Todos são pré-candidatos. Até este colunista, se bobear. Embora Léo Moraes não tenha declarado nem que sim, nem que não, muito pelo contrário, ele vem emitindo sinais como na semana ao ser visto tomando café com um dos maiores marketeiros do Brasil, Marcelo Vitorino. A pesquisa tem jeito de ter sido realizada sob encomenda, nas cercanias do Prédio do Relógio e da sede da ALE-RO.

Eleições 2024/Pesquisa 2

Gente, péra. Fátima Cleide (PT) e Vinícius Miguel(PSB) com apenas 1%?. Os demais até entendemos com 1%, posto que são desconhecidos e estão debutando na política. Fátima Cleide e Vinícius Miguel, ao ver da coluna, deveriam estar embolados entre as cinco primeiras posições. Na rabeira, never.

Eleições 2024/Pesquisa 3

Na referida pesquisa também constam os nomes dos desconhecidos e debutantes Ricardo Frota (Novo) e Valdir Vargas (PP) na terceira e quarta colocação, respectivamente. Ah, vai….

Pré-candidatos a vereador Porto Velho

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV-

CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO

JOSÉ IRONILDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA 

PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dilamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; Avante: Dr. Clever, Nanan, Paroquinha, Zé Reis, Paulo Tico, Edcarlos, Bike Som, Felipe, Ronaldo Sanches, Evaldo Unir, André Rocha, Alex Policial Civil, Chiquinho Táxi, Júlio César,Eduardo Rodoviária, Dr. Breno Mendes, Dr. Carlos Eduardo, Pastor Nonato, Renata Camurça, Dhayane, Márcia Presidente Mulheres PM, Gleice, Calama, Líder Suely, Rosely, Karla Barreto, Carla Bombeiro e Dra. Márcia;

Lista atualizada 2

Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Raimundo Torres Filho, Alysson Cuiabano, Terrinha e Matheus Serrate.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Luiz Porto, Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.

Lista atualizada 5

PDT: Jonas Minele – Ex Coordenador de Juventude Municipal, Marcos Bali – Empresário, Batista da Sul – Empresário Zona Sul, Ezequiel Silva – AJERO, Viviane Nascimento – Síndica do Morar Melhor, Raí do Sopão – Líder Comunitária Zona Leste, Paulinha do Restaurante – Empresária Zona Leste, Dra Rosimar – Auditora TCE/Presidente do Movimento Lilás, Professora Anne Mamedes – Escolas de Samba, Marina Gomes – Colonia de Pescadores, Romeuzinho da Comunidade – Líder Comunitário da zona leste, Rosinha Vieira – Ativista SocialPastor Lucimar, Roberto Motoboy – Presidente Associação dos Motoboys, Walk da Rede TV, Jeferson Magalhães, Repórter Daniel Júnior, Leila Reis do IFRO, Cintia Ribeiro – Liderança da Zona Sul, Maura Torres – Ação Mulher Trabalhista, Professor Douglas Proprietário das Escolas Tempos Modernos, Marklin Cantanhêde – Administrador de Empresas, Patricia Queiroz – Ativista Social/Presidente do Conselho de Saúde, Tiago Carneiro Líder dos Aplicativos de Mobilidade urbana, Samuel Santos do Movimento Negro, Leilson de São Carlos, Liderança comunitária do Baixo Madeira, Diniz da Zona Sul – Empresário, Professor Lyon – Do Esporte, Sacerdotisa Marlene, Professor Doca do IFRO, Júlio César Presidente do CRECI e Pastor Sérgio.

Para reflexão

Se o leite se estragar, vira iogurte. Iogurte é mais valioso que leite. Se piorar ainda mais, vira queijo. Queijo é mais valioso que iogurte e leite. E se o suco de uva ficar amargo, ele se transforma em vinho, que é ainda mais caro que o suco de uva. Você não é mau porque cometeu erros. Erros são as experiências que te tornam mais valioso como pessoa. Cristóvão Colombo cometeu um erro de navegação que o fez descobrir a América. O erro de Alexander Fleming levou-o a inventar a penicilina. Não deixe seus erros te abaterem. Não é a prática que faz a perfeição. O segredo, é o que você faz depois do erro, não é ficar olhando para o erro. Não existe quem nunca errou, o erro é humano. São os erros que aprendemos que fazem a perfeição!!

Feriadão

A coluna mergulhará num periodo de férias a partir de amanhã com provável retorno na semana que vem, se assim Deus o permitir.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor