Coluna Zona Franca

0
194

Com quem será?

Com quem será que o Frentão vai se casar? Fátima Cleide (PT), Euma Tourinho (MDB), Vinícius Miguel (PSB ), Célio Lopes(PDT), Benedito Alves (SD) e Samuel Costa (Rede) são os noivos e as noivas que comporão, possivelmente, a Frente Ampla pela prefeitura de Porto Velho. A coluna frisou possivelmente, porque nessa lista existem quatro fortes nomes que poderão encabeçar a chapa da Frente Ampla, descartando a vaga de vice.

Com quem será? 2

Por exemplo, dificilmente (mas não imposível), veremos uma chapa formada por Fátima Cleide (PT) sendo vice de Euma Tourinho (MDB) e vice e versa. A primeira porque é lastreada pela experiência de senadora da República e é a candidata de Lula. A segunda porque é indicação do senador Confúcio Moura (MDB), mesmo sem nenhuma experiência política. Cá pra nós, uma chapa fortíssima, formada por duas mulheres, disputando a prefeitura de Porto Velho contra outra mulher, Mariana Carvalho (União Brasil).

Com quem será? 3

PT, PSB, MDB, SD, PCdoB, PV, Rede e PSOL estão conversando. Conversa vai, conversa vem, daqui  pouco entram em acordo, ou não. Faltam cinco meses e cinco dias para as eleições de 6 de outubro. Se avexem, pois a favorita já está até despachando no Prédio do Relógio como pré-feita. Risos.

Ariquemes

Falando em mulher, o município de Ariquemes terá mais uma candidata a prefeita. Trata-se da pré-candidata do MDB, Agna Souza, apresentada no sábado aos eleitores do município. Segundo a assessoria dela, Agna tem como prioridade desenvolver a cidade a partir do desenvolvimento de pessoas, e da economia local. “Ao longo de minha trajetória eu trabalhei na área de saúde, depois fui para a educação e entendo que são duas plataformas de atuação que são a base para o desenvolvimento de pessoas. Primeiramente essas necessidades devem estar bem atendidas”, disse.

Guajará-Mirim

Prefeita afastada de Guajará-Mirim, marido e outros servidores são denunciados por 13 crimes pelo MP-RO — Foto: Redes sociais/ReproduçãoO Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, ofereceu nesta sexta-feira (26/4) denúncia contra a prefeita afastada de Guajará-Mirim, Raissa Bento (MDB), e seu companheiro, Antônio Bento (MDB)  bem como outras seis pessoas, pela prática de 13 crimes, entre os quais usurpação de função pública, peculato, fraude processual e associação criminosa, referentes aos fatos apurados na Operação Avatar, deflagrada em janeiro deste ano.

Guajará-Mirim 2

A denúncia traz uma sequência de fatos em tese ilícitos, iniciando em janeiro de 2021, quando a Prefeita nomeou seu companheiro para o cargo de Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), mesmo estando ele legalmente impedido em razão da suspensão de seus direitos políticos por crime anterior contra a fé pública (uso de documento falso), além de possuir execução fiscal milionária em seu desfavor movida pela própria Prefeitura, incidindo, portanto, nas vedações constantes da Lei da Ficha Limpa e do Estatuto dos Servidores Municipais de Guajará-Mirim, que impede a nomeação nesses casos.

Feminicídio

O estado de Rondônia tem a maior taxa de feminicídio do Brasil: foram 3,1 vítimas por 100 mil habitantes em 2022. O número é mais que o dobro da média nacional, que ficou em 1,4, apontam os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O estado também é campeão em homicídios femininos – a taxa foi de 11,2 vítimas por 100 mil habitantes, quase quatro vezes acima da média do país (3,9). Débora Machado, da Defensoria Pública de Rondônia, comentou: “Aqui, como em toda a sociedade, a gente ainda vive um sistema do patriarcado muito arraigado, muito forte, com ideologias machistas. Isso contribui para a objetificação e o subjugo da mulher”.

Feminicídio 2

Os estudos sobre feminicídio classificam esse crime como “parte final” de um processo de agravamento da violência, marcado por terror, menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Considerado hediondo pela Lei nº 13.104, de 2015, o feminicídio é evitável: políticas públicas de prevenção, proteção e acolhimento são apontadas como ferramentas eficientes. Porém, há um déficit de serviço na área de segurança pública de Rondônia. As delegacias da mulher não têm o aparelhamento necessário, equipe técnica e policiais suficientes. É por isso que as mulheres estão morrendo.

Lista atualizada

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA

PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dinamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; PSOL-REDE: ?

Lista atualizada 2

Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Terrinha e Matheus Serrate.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Luiz Porto, Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.

Candeias do Jamary

Lista de pré-candidatos a vereador por Candeias do Jamary pela Federação Brasil da Esperança formada pelos partidos PT, PCdoB e PV: Luiz Alvaro Perreira, Valdemir Meireles Gomesm, Juliano Plácido da Silva, Ricardo Gomes, Miquéias Ribeiro de Carvalho, José Ribamar Reis,  Nelci Ramos de Souza, Creusely Perreira Troclmann, Diacui de Oliveira Perceguine, Érica Danieli Rufatto Nunes, Francisca Nogueira Borges Alves e José Antônio Rufatto. OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão. Correções e mais informações: [email protected].

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.